quinta-feira, maio 08, 2008

Existem pesquisas que demonstram que, quando são divulgadas notícias sobre suicídios, os casos de suicídio aumentam. Então, uma discussão que tínhamos na faculdade era se a divulgação de um caso de suicídio apenas para saciar a curiosidade da população compensava o risco de estar estimulando novos suicídios. Sempre achei que não vale a pena.
O recente escândalo envolvendo o jogador Ronaldo é semelhante. A atuação da imprensa no caso foi lamentável, pois estimulou a extorção e, portanto, o crime. Era óbvio que os travestis estavam praticando extorção e, provavelmente, roubo. Foram elas que chamaram a imprensa ao perceber que ele não ia pagar os 50 mil reais. Agora, diante do fato de que podem ser presas por extorsão e roubo, mudaram totalmente seus depoimentos. Uma delas chegou a declarar que ¨só queria ser famosa¨.
A pergunta que ficaé: ¨O que a sociedade brasileira ganhou com isso?¨. Provavelmente, nada. O caso Ronaldo só estimulou outras pessoas a praticarem extorsão, ao mesmo tempo em que tirou o foque de assuntos realmente relevantes.

1 comentário:

Anónimo disse...

acho que isso é um caso de percepção. Pras pessoas de uma maneira geral, o que não esta na TV não existe. Então um caso como o caso Isabela acontece e DE repente vários casos de brutalidade e crueldade contra crianças vem a tona. Coincidência ?
Ou eles sempre aconteceram e de repente a mídia resolveu prestar mais atenção e denunciar porque percebeu o interesse das pessoas no assunto ?
No caso Ronaldo, bem, não creio que as pessoas farão mais ou menos extorções por causa disso.
Por outro lado, há o mote de venda a historia: o tabu sexual. Escandalos sexuais sempre são condenatórios. As pessoas se revoltam por seus protagonistas demonstrarem liberdade e ousadia o suficiente pra viver suas fantasias sexuais.
A chantagem só funcionaria por medo justamente da reação da mídia/opinião publica.
aí nesse caso como a mídia se posiciona : protege seu Idolo ? Ou reinforça o tabu ?
Ronaldo é um verdadeiro "self-made Man" à brasileira, protege-lo significaria "incentivar" pessoas a realizarem suas fantasias sexuais (não entendendo isso como bom ou mal) O que esvasiaria o escandalo? Ou reforçar a conduta moral sexual e manter esse tipo de noticia sendo NOTICIA ?


Mau nome não é Jonnhy