sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Clínica usa suas enfermeiras nuas em publicidade e leva multa em Taiwan

Uma clínica de estética de Taiwan foi multada após utilizar duas de suas enfermeiras nuas em uma campanha publicitária. A clínica deve receber uma multa entre US$ 1,46 mil e US$ 7,3 mil, segundo a legislação local. "Claro que vamos instaurar um processo. O que eles fizeram viola a lei", disse Chen Ying-Yueh, responsável pelo departamento de saúde da capital Taipei, destacando que os anúncios violam as regras de conduta médica. Leia mais

Comentário: Pois é, são questões legais e culturais interferindo no marketing...

1 comentário:

Diniz Sena disse...

Até que ponto o "politicamente correto" pode interferir na criação? E até que limites éticos a publicidade pode chegar para vender um produto? Será que algum dia estas duas perguntas terão respostas consensuadas?

Acho que o politicamente correto é o grande mal da publicidade atual.

Que seríamos de nós se algum puritano de plantão achasse uma agressão à família brasileira uma jovem, quase uma criança diriam alguns, aparecer na TV experimentando um sutiã?

Ou um "temendo desrespeito" com os grandes jogadores que vestiram à sagrada camisa da Seleção Brasileira, colocar o ídolo do maior rival e um usuário de drogas ilícitas, usando o manto sagrado do futebol mundial?

Ou mesmo achar o maior absurdo rir da desgraça de um pobre trabalhador que passa a madrugada toda trabalhando de vigia e chega em casa de manhãzinha cedo e encontra um outro homem ocupando o lugar que é seu, na cama com sua esposa. E ainda sendo ridicularizado, pois, já que passou a noite acordado trabalhando não tem fôlego nem dinheiro para comprar o tal tênis.

Que será de nós se a propaganda brasileira, que é reconhecidamente, uma das mais criativas do mundo, for sistematicamente tolhida pelo "politicamente correto"? Será que nossos filhos terão a mesma capacidade, uma das mais elogiadas dos brasileiros mundo a fora, de rir nos momentos difícies e, que coisa linda, rir de si mesmos?

Recomendo a leitura de um texto do Ruy Lindenberb, Vice-Presidente de Criação da Leo Burnett. Muito bom e ilustra bem esse debate.

http://www.meioemensagem.com.br/ivcongresso/artigo_interno.jsp?key=Palhacos__Afinal__sao_eles_ou_somos_nos__&comissao=08

Abraço Ivan.