sexta-feira, outubro 29, 2010

Livro de Monteiro Lobato pode ser banido de escolas

Um dos livros escritos por Monteiro Lobato, o autor que povoa o imaginário de diversas gerações com sua obraSítio do Picapau Amarelo, pode ser barrado nas escolas públicas brasileiras. 
Um parecer publicado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no Diário Oficial da União, sugere que o livro Caçadas de Pedrinho não seja distribuído a alunos e professores, sob a alegação de que a obra é racista. 
O parecer foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Educação Básica do CNE e foi feito a partir de denúncia da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial. 
Publicado em 1933, o livro de Monteiro Lobato, um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, narras as aventuras da turma do Sítio em busca de uma onça-pintada. Segundo o CNE, os traços racistas da obra estariam na forma como se refere à personagem Tia Nastácia e a alguns animais, como o urubu e macaco.
Um dos trechos da obra que sustenta a argumentação do CNE diz: “Tia Nastácia, esquecida dos seus numerosos reumatismos, trepou, que nem uma macaca de carvão”. Outro diz: Não é a toa que macacos se parecem tanto com os homens. Só dizem bobagens.”  De acordo com Nilma Lino Gomes, professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e autora do parecer, o livro deve ser banido das escolas ou só poderá ser adotado caso a obra seja acompanhada de nota sobre os "estudos atuais e críticos que discutam a presença de estereótipos raciais na literatura".Fonte: Veja
Ps: Como eu esperava, depois da perseguição aos quadrinhos na sala de aula, chegou-se ao Monteiro Lobato. Logo, toda a obra dele será banida das bibliotecas infantis, como aconteceu com os álbuns de Will Eisner em São Paulo. Logo vão proibir também os livros de Marcos Rey, que escrevia romances policiais para jovens. E chegará um tempo que todos os livros serão banidos, pois ofendem alguém, como acontece em Fahrenheit 451.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nossas crianças não são idiotas. Abaixo a censura.

http://twitter.com/EmiliadeRabico

Alan Noronha disse...

Ridículo. Tomara que a censura faça aumentar o interesse por Lobato.

Lucas Ed. disse...

Eu acho incrível como não aprendemos nada com a História. Sou negro, descendente de negros. Não é proibindo Monteiro Lobato, não é varrendo o nosso passado para debaixo do tapete que aprenderemos algo para construir um futuro melhor. Será que já esquecemos da lição de Ruy Barbosa? O passado não se apaga! Se discute! Se usa de exemplo!
Triste uma professora vinda da mesma universidade que me formou e pela qual tenho tanto apreço escrever tamanha bobeira...

katia disse...

Estou procurando resumos do livro de idéias de jeca-tatu e livros que falam sobre esse personagem para um trabalho de conclusão de curso de Pedagogia, se puder me ajudar, agradeço.
Estou desesperada. Preciso entregar na segunda, resumo de 2 livros e trabalhos...aguardo.kaepe9@yahoo.com.br