sexta-feira, maio 12, 2017

O que aconteceu com os líderes dos judeus da floresta?

Os três irmãos que lideraram os judeus da floresta tiveram destinos diferentes. Depois de conseguir salvar mais de mil pessoas de seu povo, Asael morreu na batalha de Konigsberg, em 1944, lutando pelo exército vermelho. Túvia e Zus trabalharam para as autoridades soviéticas e depois emigraram com suas famílias para Israel. Em meados dos anos 1950 Tuvia emigrou para os EUA em busca de tratamento para uma úlcera de estômago. Lá ele trabalhou como motorista de caminhão e seu irmão, Zus, foi proprietário de uma companhia de táxi.
Em 1987 Tuvia morreu, aos 81 anos. Seu corpo foi levado para Israel, onde foi enterrado com honras militares. Zus morreu nos EUA e foi enterrado lá.
A história dos judeus da floresta ficou esquecida durante anos até ser resgatada pelo escritor norte-americano Peter Duffy. Existem planos para transpor a história para a televisão, em um documentário do History Channel, e para o cinema. O filme teria direção do australiano Phillip Noyce e roteiro de Kathleen McLaughlin e se chamaria Os irmãos Bielski. 


Sem comentários: