quinta-feira, junho 15, 2017

Quem foi Olga Benário?


Olga Benário foi um agente soviética que ajudou Luís Carlos Prestes a voltar clandestinamente para o Brasil, em 1935, organizando aqui o movimento comunista.
Olga nasceu na Alemanha e ingressou no movimento comunista com apenas 15 anos. Atuou em Berlim, junto com o namorado Otto Braun, experiente militante comunista. Acabou sendo presa, mas foi depois solta e realizou um atentado contra a prisão, liberando seu namorado. Em seguida os dois fugiram para a URSS. Lá ela recebeu a missão de acompanhar Prestes ao Brasil, passando-se por sua esposa, mas acabou se apaixonando por ele de verdade, tanto que resolveu ficar no Brasil e ajudar Prestes na sua tentativa de derrubar a ditadura de Getúlio Vargas, implantando um governo revolucionário.
Olga foi presa e deportada para a Alemanha, sua terra natal. Ela estava grávida e deu à luz numa prisão alemã. A grande custos manteve sua filha ao seu lado, até conseguir entregá-la à mãe e à irmã de Prestes. As duas começaram um movimento internacional pela libertação de Olga, mas não conseguiram seu intento.  
Olga foi transferida para o campo de concentração de Lichtenburg, de onde logo depois seria transferida para o campo de concentração de Ravensbruck. Lá, as prisioneiras viviam sob semi-escravidão e eram realizadas experiências monstruosas conduzidas pelo médico Karl Gebhardt.

Em fevereiro de 1942, um pouco antes de completar 34 anos, Olga foi enviada ao campo de extermínio de Bernburg, onde acabaria morrendo numa câmara de gás.

Sem comentários: