quarta-feira, junho 12, 2019

Evento discute ficção científica e filosofia

O Colegiado de Filosofia da Universidade do Estado do Amapá – UEAP convida para a participação no evento “Ficção científica e Filosofia”. Contando com a participação de professores convidados e de alunos do curso de Licenciatura em Filosofia, os trabalhos giram em torno dos problemas que emergem a partir de obras de ficção científica.

A Filosofia permanece próxima e distante da ficção. Próxima, pois partindo da reflexão sobre a condição humana, que atualmente implica na sua íntima relação entre ciência e tecnologia, a Filosofia é capaz, tal como a ficção, de explorar mundos possíveis por meio de seus experimentos mentais. No entanto, mantém-se distante, pois a filosofia, ao contrário de certas obras de ficção, visa à exploração do verossimilhante, buscando incessantemente o conhecimento.

O Museu Sacaca gentilmente disponibilizará uma visitação guiada, bem como espaço para a palestra “A Filosofia e a História da Ciência no desenvolvimento do conhecimento”, a ser ministrada pelo prof. Dr. Maurício Ramos. Esta atividade realiza a aproximação entre o Colegiado de Filosofia da UEAP e o Museu Sacaca, tendo em vista a realização de outras atividades conjuntas.

As inscrições são gratuitas e feitas na Escola Graziela no decorrer do evento. Os certificados serão emitidos para os participantes que estiverem presentes em 75% da carga horária do evento, que é de 15 horas.

Estamos muito contentes com a participação de nossos dois professores convidados:
(1) Prof. Dr. Maurício de Carvalho Ramos ministrará o minicurso “Lovecraft e a dialética da ambiguidade”: 
Prof. Dr. Maurício Ramos possui graduação em Biologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São Caetano do Sul (1983), mestrado em Ciências (Zoologia) pelo Instituto de Biociências - USP (1993) e doutorado em Filosofia (Filosofia da Ciência) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP e Université de Paris 7(1998); pela mesma Faculdade, possui Pós-doutorado junto ao Projeto Temático da Fapesp "Filosofia e História da Ciência" (2005) e Livre-docência (2014). Foi pesquisador colaborador do Projeto Temático da Fapesp "Gênese e significado da tecnociência" (2008-2011). Professor convidado na Université de Montréal (2012) e na Universidad Nacional Autónoma de Mèxico (2014). Atualmente é professor doutor do Departamento de filosofia - FFLCH - USP. Supervisiona o Grupo de Pesquisa em Epistemologia Histórica da Cultura Científica. Possui experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia Histórica da Cultura Científica e Filosofia e História das Ciências da Vida e do Orgânico. O conceito epistemológico histórico de morfologia é o principal tema atual de investigação
(2) Prof. Dr. Ivan Carlo de Andrade Oliveira ministrará a palestra “Literatura de Fantasia: escrita e pesquisa”. 
Prof. Dr. Ivan Oliveira possui graduação em Comunicação social - jornalismo pela Universidade Federal do Pará (1993) e mestrado em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1997). Atualmente é professor assistente da Universidade Federal do Amapá e cursa doutorado na área de Artes e Cultura Visual da UFG, atuando principalmente nos seguintes temas: quadrinhos, jornalismo e literatura de fantasia e FC. Com o pseudônimo de Gian Danton tem publicado quadrinhos e textos de ficção literária desde 1989

Sem comentários: