Uma coisa importante sobre o marketing é diferenciá-lo das vendas e, principalmente, da propaganda.
Para isso, é importante conhecer o composto de marketing, também chamado de marketing mix ou 4 p.
Pesquisando o histórico de diversas empresas, os estudiosos de marketing descobriram que algumas se saíam melhor que outras. A razão do sucesso estava em quatro elementos que ele chamou de marketing mix ou composto de marketing.
Para facilitar a compreensão, esses elementos foram resumidos em quatro Ps : Produto, Ponto de Venda, Preço e Promoção.
Produto, ou serviço, é o elemento básico do marketing, aquilo que se vende ao cliente. A definição básica é de que produto é tudo aquilo que satisfaz uma necessidade do cliente e que, portanto, pode ser usado num processo de troca.
Ponto de venda é o local em que esse produto é vendido e pode ser desde uma mercearia a uma sofisticada loja de departamentos, passando por um site como o Submarino ou uma consultora da Avon, que faz da casa do cliente seu ponto de venda.
Durante muitos anos convencionou-se atribuir ao ponto de venda (ou praça) um caráter físico. Alguns teóricos de marketing conceituavam o ponto de venda como o “local onde os produtos são comercializados” já que naquela época não havia nenhuma indicação que algum dia as pessoas poderiam fazer compras sem precisar ir a algum estabelecimento.
O preço é o valor que o cliente está disposto a pagar. Não é um item puramente matemático. Ao contrário. O preço influencia diretamente na imagem que o consumidor tem do produto. Um preço alto valoriza o produto, enquanto que um preço baixo o torna popular, de forma que as decisões de preço devem seguir uma estratégia de marketing.
O quarto P, promoção, é dividido em mais elementos, chamados de composto promocional: promoção de vendas, vendas, publicidade e propaganda, merchandising e relações públicas.
Assim, é possível dizer que a propaganda e as vendas fazem parte do marketing, mas o marketing não se resume somente a elas. Na verdade, o marketing diz respeito a vários fatores que vão da pintura da parede da empresa à qualidade do produto apresentado, passando pela cor do batom da vendedora.
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