sábado, junho 20, 2020

Cobra Norato de Augusto Morbach


Uma das grandes influências para a escrita do meu livro Cabanagem foi o pintor Augusto Bastos Morbach.
Nascido em Goiás, ele se mudou ainda criança para Marabá, no Pará onde começou a pintar. O poeta Líbero Luxardo o convidou a ilustrar um livro de poemas escritos por ele e essas ilustrações fizeram com que Morbach ficasse conhecido em Belém, para onde se mudou para trabalhar exclusivamente com pintura, ilustrações e jornalismo. Tornou-se um dos grandes nomes das artes plásticas do Pará.
No dia 1º de abril de 1990 o jornal O Liberal reservou a capa do Caderno Dois para uma história em quadrinhos que o artista tinha produzido em 1964 sobre a cobra Norato. Era um quadrinho estilo Princípe Valente, com os textos separados da imagem, mas me magnetizaram.
O texto era incrível e mágico e as ilustrações capturavam todo o clima de terror e encantamento da lenda. Eu recortei essa página e guardei durante anos, sabendo que um dia eu iria usar em uma história.
Para quem quiser saber mais sobre o artista, existe uma página no Facebook em homenagem a ele: https://www.facebook.com/AugustoBastosMorbach/

Que tal me ajudar a publicar meu livro Cabanagem? Basta apoiar no Catarse. Em troca, você recebe recompensas incríveis. Dá uma olhada no link:

Sem comentários: