quarta-feira, junho 03, 2020

Rocketman


O cinema britânico tem, na maioria das vezes, um humor muito próprio, sutil e ao mesmo tempo exagerado, irônico. Enquanto o cinema americano geralmente constrói a verossimilhança através da seriedade, o cinema britânico o faz rindo de si mesmo. E essa é a maior qualidade Rocketman, cinebiografia de Elton John dirigida por Dexter Fletcher.
A estrutura ajuda muito a narrativa: Elton é mostrado saindo na direção de um show, com uma espalhafatosa fantasia de diabo, mas ao final, acaba adentrando uma sala dos AA. Ali ele começa a falar de sua vida – e essa narrativa costura os fatos.
Por si só isso já deixaria o filme mais interessante, mas a forma como isso é feito deixa o filme absolutamente delicioso, mesmo para quem nunca foi fã de Elton John, como é o meu caso.
O próprio fato dele entrar na sala vestido de forma espalhafatosa e – vestido assim, começar a terapia, já mostra a pegada de humor britânico da produção. Além disso, em vários momentos a narrativa é entremeada por números musicais. Isso é feito com uma ponta de humor que parece dizer ao expectador: “Ei, isso é um filme, podemos fazer o que quisermos!”.  
Uma das sequências mais interessantes mostra o período em que, deslumbrado com a fama e com a fortuna, Elton John se entrega a excessos. Em determinado ponto ele passa por diversos quadros famosos e mal olha para eles – e só sabemos que ele os comprou porque garotas, que, em uma coreografia divertida, colocam nos quadros adesivos de vendido.
Rocketman é uma boa surpresa.

Sem comentários: