domingo, dezembro 20, 2020

Fundo do báu - Os Simpsons

Os Simpsons são o desenho animado de maior longevidade da TV americana. Até o momento são 32 temporadas. A série foi criada de improviso. Matt Groening, o criador, publicava nos jornais a tira Life in Hell (Vida no inferno), protagonizada por dois coelhos. A tira chamou atenção dos executivos da Fox, que o contataram para que fizesse animações curtas para o programa The Tracey Ullman Show. Temendo perder os direitos sobre seus personagens, Groening criou uma outra proposta: uma família disfuncional baseada na sua própria família. Ele pegou emprestado o nome dos pais, Homer e Margaret e de suas irmãs mais novas, Lisa e Maggie. O garoto era baseado nele mesmo, mas para que a referência não ficasse óbvia, ele o batizou de Bart. 
 Os simpsons estrearam no programa The Tracey Ullman Show em 1987 e fizeram enorme sucesso. Tanto que três anos depois os executivos da Fox resolveram lhes dar um programa solo, no horário nobre. 
Foi a primeira série da Fox a figurar entre os 30 programas mais assistidos dos EUA. Desde então, produtores e roteiristas foram enriquecendo o universo dos Simpsons, com personagens extremamente carismáticos, como o palhaço Krusty, um apresentador de programas infantis que nos bastidores é mostrado como um bêbado envolvido com a máfia. 
A popularidade junto ao público e crítica é tão grande que a revista Time considerou a série o melhor do século XX.

Sem comentários: