sábado, março 04, 2017

Como foi o julgamento de Hitler?

Hitler foi julgado pelo golpe da cervejaria em 1924. Ele pediu para fazer sua própria defesa e conseguiu causar grandes estragos com seus discursos. Disse que agira por amor à pátria e que sua missão era levar a Alemanha a uma era de grandeza. Ele acusou o governo de Weimar de ter apunhalado e oprimido o povo alemão.
Apesar de réu, Hitler contava com a simpatia do tribunal e da maioria do público. Além disso, as constantes manifestações nazistas faziam pressão sobre o Ministério Público, que preferiu não ser muito rigoroso com o caso. Em 1 de abril de 1924, Hitler foi condenado a cinco anos de prisão, com recomendação para uma próxima liberdade condicional.
Hitler virou herói nacional e passou a receber flores e presentes.  Ele conseguira transformar uma derrota em uma oportunidade.

O líder nazista ficou confinado na fortaleza de Landsberg em um confortável quarto, duas vezes maior que o apartamento que ele ocupava em Munique. Recebia alimentação decente, podia ler, escrever e receber visitas, além de presentes. Comentaristas da época dizem que sua cela vivia cheia de flores enviadas por admiradores. 

Sem comentários: