terça-feira, junho 25, 2024

Noção Zero, de Rafael Senra

 

Em 2023, o quadrinista Rafael Senra começou a se incomodar com as histórias em quadrinhos que tinha na gaveta, algumas delas incompletas e resolveu publicá-las numa antologia. Essa edição saiu em 2019 com o nome de Noção Zero e reúne três histórias: O super abacaxi; Lincoln, o (in) conveniente e Head Shop, além de algumas tiras de Lincoln. Em comum a todas essas histórias, personagens sem noção, que criam confusões para si mesmo e para os outros.  

Um problema no volume é que as histórias são apresentadas em uma ordem cronológica inversa. O super abacaxi, por exemplo, foi a última ser feita, mas é a primeira a aparecer, o que pode dar ao leitor desavisado (que não leu o prólogo) a impressão de que ela é a mais antiga.

A falta de noção de Lincoln cria problemas para ele, mas principalmente para os amigos. 


Lincoln, o inconveniente é um personagem realmente memorável e tosco, que poderia gerar muitas outras tramas. Na história, um tal de Paulo finalmente tem a chance de se encontrar com Patrícia, uma garota pela qual é apaixonado, mas Lincoln está na mesma praça e, por mais que o outro tente se livrar dele, Lincoln acaba acompanhando o casal até uma sorveteria, transformando o encontro amoroso num pesadelo. O desenho de Rafael Senra aqui está menos desenvolvido, especialmente na comparação com outras histórias, mas o bom roteiro compensa e garante boas risadas.

Head Shope é uma incursão de Senra no underground. 


Head Shop é uma incursão de Rafael Senra no underground, a começar pelo título, que remete diretamente ao estilo psicodélico de histórias de autores como Robert Crumb. Na trama, dois personagens conseguem uma viagem para os EUA e, fascinados, resolvem conhecer uma loja de maconha. Para não serem pegos pela polícia, eles compram vários acessórios, mas nenhuma droga. Ocorre que um deles é confundido com Raul Seixas, o que causa toda a confusão. Feita dois anos depois de Lincoln, é possível perceber a evolução do traço de Senra. Essa é outra história que nos pega pelo humor, especialmente graças ao plot twist do final.

Em Super Abacaxi é nítida a influência de Will Eisner. 


O super abacaxi é a mais recente delas e mostra um autor mais amadurecido em termos de narrativa e desenho. Trata de um roteirista e um desenhista de quadrinhos que criam um super-herói brasileiro e estão (em especial o roteirista) convencidos de que se trata de uma obra de gênio – eu já encontrei muitos desses. O humor aqui não é tão óbvio, mas existe. Destaque para o final, que lembra muito as narrativ as de Will Eisner.

O álbum, de 34 páginas, custa 15 reais. A primeira está esgotada, mas, segundo o autor, em breve teremos uma segunda tiragem.

Sem comentários: