quarta-feira, maio 05, 2010

Força Tarefa e a estrutura Rashomon

O episódio de ontem (Jogo de roleta) do seriado policial Força Tarefa usou uma curiosa estrutura de roteiro, pouco vista na televisão brasileira. Inaugurada pelo filme Rashomon, de Akira Kurossawa, essa estrutura narrativa consiste em mostrar a mesma história de diversos pontos de vista. Essa estrutura já foi usada, por exemplo, em uma revista do Monstro do Pântano escrita pelo Alan Moore.
Em Jogo de roleta, os agentes da Corregedoria vão investigar uma suposta morte de um policial ocorrida em um jogo de roleta russa. Conforme os depoimentos são dados, a história da roleta cai por terra e os outros policiais passam a ser os suspeitos. Tentar descobrir quem é o assassino no meio da complicada rede de mentiras torna-se um desafio interessante.
 

2 comentários:

Geraldo Borges disse...

Acho que Pulp Fiction, Tempos de Violência, também um pouco dessa estrutura, além da narrativa não-linear... uma mistura que, se não bem-feita, pode sacudir a cabeça do espectador.
Força tarefa realmente é um seriado de ação muito bacana.

JJ Marreiro disse...

É legal ver como empresas se rendem fácil quando aparece um hype. Essa série só existe graças ao sucesso do Tropa de Elite. A anterior série de ação da Globo, A Justiceira, deveria ter criado um horário pra esse gênro dentro da programação da emissora, mas não conseguiu. Em todo caso temos sorte dos roteiristas terem tanta competencia porque o resultado tanto da Justiceira quanto do Força Terefa não subestima a inteligencia do espectador como programas de outros horários incluindo o péssimo e cada vez pior Casseta e PLaneta. Nesse caso específico acho que a alma do programa era mesmo o Bussunda.