terça-feira, março 26, 2024

Miss Potter

 

Beatrix Potter foi uma das mais importantes escritoras e ilustradoras infantis de todos os tempos. Suas obras sobre animais revolucionaram o gênero no século XIX e a tornaram rica, o que lhe permitiu comprar diversas fazendas para transformá-las em reservas ambientais.

É a história dessa personagem fascinante que o diretor Chris Noonan conta no filme Miss Potter, disponível na Netflix. Nooman é o mesmo diretor do filme Babe, sobre um porquinho, o que o torna a pessoa certa para o projeto.

Noonan usa live action e animação em sua narrativa. Assim, se por um lado temos os atores, em um ótimo elenco encabeçado por Renée Zellweger, por outro, temos cenas de animação, nas quais os personagens de Potter, a exemplo de Peter Rabbit, interagem com a protagonista. Isso dá uma leveza única para a narrativa.

Mas não pense que se trata de um filme apenas leve. Há momentos de drama e conflito, em especial com a mãe, que se nega a perceber os méritos e sucessos da filha e a quer casar com um jovem da nobreza, afinal, a família Potter era formada por novos ricos, que ansiavam por ascender socialmente – e o casamento de Beatrix era um caminho para isso.

Beatrix Potter, como mostra o filme, não era apenas uma inovadora na literatura, mas também no papel das mulheres na sociedade da época.

O filme inclui até mesmo momentos de drama, mas mesmo nesses momentos não perde a leveza e o encanto.

Sem comentários: