domingo, outubro 10, 2021

Cultura Pop

 

Cultura pop é uma antologia com artigos meus sobre os mais variados assuntos  ligados à área de comunicção. O livro é dividido em quatro capítulos: cultura pop, mundo cibernético, a ciência na cultura pop e guerrilheiros culturais.
A parte inicial é uma crítica às correntes apocalípticas da comunicação, segundo as quais os meios de comunicação de massa são incapazes de trazer qualquer conteúdo relevante ou crítico daí o conceito de cultura pop, que teria como características: inovação com relação a seus congêneres; apresentar uma leitura crítica do mundo e ter um conteúdo arquetípico.
O livro foi lançado em 2002 por uma faculdade na qual eu trabalhava na época e, apesar da tiragem pequena (200 exemplares) teve uma boa repercussão ao ser enviado para bibliotecas universitárias. Na época cheguei a receber e-mails de professores que estavam usando o livro em sala de aula e de alunos que haviam emprestado o livro na biblioteca e gostado (certa vez recebi até a visita de dois estudantes e comunicação que estavam de passagem por Macapá, leram o livro e queriam conversar comigo).

Sem comentários: