quarta-feira, junho 29, 2022

Superman e os mestres do universo

 


Embora pareçam personagens muito diferentes, Super-homem e He-man têm muito em comum. Ambos não usam máscaras, mas escondem suas identidades secretas ao adotarem um comportamento extremamente desastrado.

A semelhança entre eles foi explorada por Paul Kupperberg (roteiro) e Curt Swan (desenhos) na edição especial DC Comics Presents 47, publicada em 1982.

A trama explora isso ao mostrar cada um dos personagens em seus mundos: Clark Kent cai num cabo ao andar no estúdio de TV e o príncipe Adam coloca em desespero mentor ao não seguir as orientações para os exercícios.

Roteirismo: O Super precisa ir para Eternia, vamos mandá-lo para lá então. 


É quando esqueleto tenta entrar no castelo de Grayskull e acaba abrindo um portal que leva o homem de aço para eternia. Dificilmente poderíamos achar um exemplo melhor de roteirismo: o Super-homem vai para eternia porque o roteirista precisava que isso acontecesse. A explicação para isso é pífia e forçada.

Inicialmente os heróis se unem...


Além disso, logo que chega em Etérnia, o herói enfrenta o esqueleto e chama o vilão pelo nome, sem que qualquer outra pessoa tivesse pronunciado o nome do personagem. O roteirista provavelmente esqueceu que era necessário em algum momento apresentar o vilão para o homem de aço.

Tudo na trama é igualmente forçado e simplista, mas ainda assim a edição vale muito a pena por ser reflexo de uma época em que os quadrinhos eram mais ingênuos.

Enfeitiçado, o Super ataca He-man, mas depois consegue facilmente se livrar do feitiço. 


A edição brasileira, recentemente lançada pela Panini, traz a capa original de Ross Andru. Andru era um cara que sabia criar cenas de impacto e equilibrar os elementos do desenho, o que sem dúvida acontece nessa belíssima capa.

Sem comentários: