domingo, agosto 07, 2022

O nascimento dos titãs


Quando fizeram o primeiro número da revista The New Teen Titans, Marv Wolfman e Geoge Perez tinham uma missão quase impossível: fazer os eleitores esquecerem as fracas versões anteriores do título. O próprio Marv Wolfman conta que quando era criança, odiava a versão antiga, nas quais os heróis mirins eram extremamente reverentes com relação aos seus tutores.

E, afinal, quem, em plenos anos 80, compraria uma revista só com sidekicks?

Os personagens já tinham sido apresentados numa edição de brinde encartada em DC Comics Presents 26, mas agora, com revista própria, a responsabilidade era enorme, mas os dois artistas não deixaram a desejar.

A história começa com Estelar fugindo de seus captores. 


A edição de estreia já começava com uma sequência empolgante de Estelar fugindo de uma nave espacial. Seus captores parecem tão interessados em capturá-la ou matá-la que destroem uma lua no processo.

A história pula para o Robin acordando de um pesadelo (que na verdade era a trama da edição brinde) e recebendo a visita de Ravena: “Eu invadi seus sonhos apenas para que você pudesse me conhecer... e saber que, quando finalmente eu aparecer à sua frente, será para lhe pedir ajuda!”. Ela consegue convencê-lo de que existe uma grande ameaça pairando sobre o planeta e para enfrenta-la é necessário unir novamente os heróis da Turma Titã.

Uma sequência simples já mostrava que essa nova versão seria completamente diferente da anterior. 


Já nessas primeiras páginas o leitor percebe que essa nova versão quebraria totalmente o paradigma anterior quando Robin passa por Bruce Wayne e este pergunta se ele precisa de alguma ajuda. “Ajuda? De forma alguma, Bruce”, responde o rapaz. “Isso é algo que eu tenho que resolver sozinho!”. Essa pequena e pouco chamativa sequência mostra que esses novos heróis seriam indepentes de seus tutores, ao contrário das versões antigas.

A história segue com a adesão da Moça Maravilha (cujo uniforme criado por George Perez é muito melhor e muito mais moderno que a versão antiga), Rapaz-fera, que se torna Mutano e Kid Flash.  

Na primeira aventura os titãs enfrentam os alienígenas que aprisionaram Estelar. 


Se os personagens antigos parecem interessantes como nunca tinham sido antes, os novos são realmente empolgantes: a misteriosa Ravena, o atormentado Ciborg, que odeia o pai por tê-lo transformado num ser meio homem, meio máquina e, claro Estelar, cuja chegada à terra serve de gancho para essa primeira história.

Junto com Estelar aparece uma legião de alienígenas, que acabam sendo vencidos pelos recém formados Novos Titãs. “Informe tudo ao tribunal. Eles devem enviar uma frota para desintegrar esse mundo”, diz o comandante da nave. Era wolfman deixando o gancho para uma nova história.

Essa primeria edição trazia personagens carismáticos em meio a muita ação e aos desenhos deslumbrantes de George Pérez. A DC finalmente tinha um grupo jovem de sucesso para fazer frente aos X-men.

Sem comentários: