segunda-feira, maio 13, 2024

Fome de sucesso


O filme tailandês Fome de sucesso, dirigido por Sitisiri Mongkolsiri se distingue de todos os outros filmes do gênero por sua abordagem de crítica social.

Na história, uma jovem cozinheira (interpretada por Chutimon Chuengcharoensukying) de uma restaurante familiar é descoberta por um olheiro e convidada a integrar a equipe do mais famoso chef da Tailândia, um homem tão famoso que pessoas pagam fortunas para terem a honra de colocá-lo como atração em suas festas.

A garota terá que conviver com um chef autoritário ao mesmo tempo em que tenta aprender a cozinhar alta gastronomia, numa jornada que a levará ao topo da profissão.

Mas, por trás dessa jornada da heroína, o filme apresenta uma análise sobre o significado da comida. Como explica o chef, pobres comem para sobreviver, para continuarem vivas. Pessoas ricas comem por status. Contratar um grande chef, assim, é muito menos um ato de apreciação do paladar do que uma forma de demonstrar riqueza e poder.

Duas cenas mostram isso em destaque. Na primeira delas, um grupo de rapazes que enriqueceu com criptomoedas contrata o chef. Fica nítido, pela forma embrutecida com que eles devoram a comida em meio às bebidas que não há qualquer preocupação ali em apreciar a comida.

Em outra cena, eles vão atender uma família e o chef descobre, apenas cheirando a mistura, que a sopa tem vestígios de camarão. Como a filha do casal tem alergia grave a camarão, ele joga a sopa na pia, pega água da torneira e prepara uma sopa com temperos de miojo – e a família aprecia o resultado como uma iguaria.

Em outra cena, o chef impressiona pela forma espetaculosa com que prepara metade de um boi, incluindo jogar ouro em pó sobre a carne.

Ou seja: não importa realmente a qualidade da comida, mas quem o faz, pois a comida representa ali apenas status.

Claro que isso contamina também quem cozinha, de modo que o chef se torna uma homem arrogante e autoritário – e sua aprendiz segue pelo mesmo caminho, até o final apoteótico, no qual ela retorna ao princípio e a ideia da comida como apreciação e satisfazação de necessidades afetivas e fisiológicas.

Fome de sucesso certamente agradará os aficionados por filmes de culinária, mas agradará mais ainda os que apreciam filmes inteligentes e críticos.

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