domingo, agosto 11, 2024

Fundo do baú - Dinosaucers

 


Na década de 1980, o desenho dos Transformers era um verdadeiro fenômeno de popularidade. O produtor Michael E. Uslan resolveu aproveitar a onda e criar uma cópia do desenho trocando caminhões por dinossauros. Assim nasceu Dinosaucers.

A abertura já dava todo o resumo da história (e das semelhaças com Transformers): “Éramos quatro adolescentes, até que um dia conhecemos novos amigos que vieram de fora. Eles se chamavam dinosaucers. Meus amigos e eu nos tornamos os batedores secretos, aliados dos dinosaucers do espaço sideral e nós nos unimos a eles na batalha contra Gengis Rex e os perversos Tyrannos”.

Na história dois grupos saem do planeta Reptilon e vêm para a Terra continuar sua guerra. De um lado os bonzinhos dinosaucers, liderados por Allo, do outro, os vilões, Tyrannos, liderados por Genghis Rex.

Todos os personagens tinham seus nomes tirados de algum tipo de dinossauro: Dimetro – Dimetrodon; Stego – Stegosaurus; Ichy – Ichthyosaurus; Ankylo – Ankylosaurus.

Da mesma forma que os transformers, os dinosaucers tinham a capacidade de se transformar: eles podiam regredir à sua forma primitiva, de dinossauro, mas mantendo a inteligência.

Quando chegaram à terra, os dois grupos escolheram um local para seu QG secreto: os dinosaucers se instalaram na base de um vulcão e os Tyrannos, por alguma razão desconhecida, preferiram se instalar num... poço de piche.

O clima geral era de humor pastelão, que já pode ser observado na abertura, quando Styraco diz que os dinosaucers estão fugindo e Genghis Rex grita com ele, fazendo com que ele cai de cabeça para baixo.

Em um dos episódios um dos batedores secretos resolve montar uma banda de rock, usando fantasias de dinosaucers. Os Tyrannos acham que são os dinosaucers de verdade e resolvem atacar, o que provoca toda a confusão. Mas os répteis são ultrassensíveis à música alta, o que provoca mais de uma cena dos tyrannos se contorcendo e rolando pelo chão. Além disso, à certa altura, os jovens fazem com que eles fiquem perdidos pelos corredores simplesmente mudando a placa de saída. Visto em retrospecto, os tyrannos não pareciam uma ameça tão grande assim.

Apesar de ser uma imitação óbvia dos Transformers e do tom pastelão, o desenho agradou a ponto de ter tido 65 episódios.

Sem comentários: