O capítulo 7 da série
Camelot 3000 é focada nos dramas pessoais dos personagens.
O drama do rei Arthur é
sintetizado com perfeição em um quadro no qual a rainha se despede de Lancelot.
Os dois se dão as mãos em primeiro plano enquanto Arthur olha em segundo plano.
Só o leitor consegue ver que Guinever entrega um bilhete para seu amante.
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O último quadro mostra como Camelot 300 sabia aproveitar as imagens para narrar acontecimentos e intenções. |
Em uma narrativa paralela
acompanhamos Tristão, que finalmente encontrou a sua Isolda e as duas se beijam
naquele que, provavelmente é o primeiro, senão um dos primeiros beijos lésbicos
dos quadrinhos DC. Mas o cavaleiro não aceita a relação por não aceitar seu
corpo. “Eu quero tanto... e me odeio tanto por isso”. Mais do que o beijo
lésbico, a série foi inovadora a mostrar uma personagem que não aceita o
próprio corpo, pois, embora seu corpo seja feminino, ela se vê como um homem.
Essa foi uma forma
inteligente da parte de Mike W. Barr de introduzir conflito na relação do
casal, uma vez que na versão original da lenda, os dois não podiam ficar juntos
pelo fato de Isolda ter sido prometida em casamento ao tio de Tristão.
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O beijo lésbico... |
Mas uma HQ desse tipo
precisa ter também ação e isso é providenciado com um ataque ao local em que
são feitos os neo-humanos. Na sequência Arthur quase é morto, mas acaba sendo
salvo por Percival, que se torna o líder dos neo-humanos, fazendo com que eles
se aliem a Camelot.
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... que foi censurado pela Abril. |
Nessa sequência, aliás,
descobrimos que os neo-humanos são dissidentes políticos, pessoas que de alguma
forma se tornaram indesejadas de algum governo mundial, o que deixe ainda mais
clara a crítica política da série.
No final da edição,
Lancelot e Guinevere são flagrados pelo rei Arthur em pleno ato sexual.
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A relação entre Lancelot e Guinevere... |
Ao publicar a história,
em Superamigos 1, a Abril censurou em parte a mesma, cortando a parte em que
Guinevere aparece nua e dividindo o quadro em dois, com a parte de baixo do
corpo em cima e a parte de cima em baixo. Foi um daqueles momentos em que,
mesmo censurando, a abril acertou, pois criou uma sequência em que, embora o nu
não fosse mostrado, o leitor conseguia compreender perfeitamente o que estava
acontecendo.
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... ganhou uma censura mais sutil. |
Um corte menos inspirado
foi a sequência entre Isolda e Tristão. A abril simplesmente cortou o beijo
entre as duas, ampliando os demais quadros para completar a página.
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