terça-feira, abril 11, 2006

O fator humano

Hoje fui numa loja de informática comprar um mouse. Levei cinco minutos para escolher... e vinte para pagar e mais quinze para receber. Embora estivesse comprando um material de boa qualidade, por um ótimo preço, saí de lá enraivecido.
É que boa parte dos empresários se preocupam com tudo, menos com os recursos humanos de sua empresa. Para eles, basta ter um bom produto e bom preço e a coisa se vende. E esquecem que o atendimento é parte importantíssima da qualidade de um produto.
Infelizmente essa mentalidade está chegando até às faculdades. Com uma política de redução de custos, essas instituições estão pagando salários míseros, demitindo mestres e doutores e colocando um só profissional para coordenar dois ou três cursos. Na lógica dos gestores, essa é uma forma de maximizar os lucros.
Em Macapá uma faculdade adotou essa política ao pé da letra. O resultado... recentemente ela lançou vestibular com o curso de Direito e não conseguiu abrir uma única turma. Tinham 100 vagas e só 80 pessoas prestaram vestibular (isso porque a taxa de inscrição era de graça!), mas menos de 40 pessoas efetuaram matrícula.
Enquanto isso, em faculdades com mais tradição e qualidade, o vestibular para o curso de Direito chega a alcançar uma concorrência de até 10 por vaga...
Se numa loja o fator humano é importante, numa faculdade, ele é fundamental. A faculdade pode ter a melhor estrutura, mas se não tiver bons professores, nunca terá qualidade.
Bom para as que apostam em qualidade. Essas vão sobreviver.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ola Gian! Cara seu e-mail esta com algum problema? Só retornara as mensagens que te mando!

Anónimo disse...

Antes de mais nada, quem é o autor da mensagem? Parece que meu e-mail da BNO tem seus dias ruins. anote aí meu e-mail alternativo: profivancarlo@yahoo.com