segunda-feira, dezembro 08, 2008

Deus é vingativo?

A revista Superinteresante publicou uma matéria interessante sobre as pessoas que escreveram a Bíblia (existe a suspeita de que entre os escritores haveria até uma mulher). Uma curiosidade é que, quanto mais difícil se tornava a vida dos judeus, mais a imagem de Deus ia se distanciando de uma divindade bondosa para se tornar vingativa e justiceira. Era como se os judeus se vingassem de seus inimigos através da religião. É uma pena, mas isso acontece até hoje. Quantas e quantas pessoas usam a figura de um Deus Justiceiro para exteriorizar problemas pessoais, suas frustrações? Stephen King adorava falar desse assunto, seja a mãe repressora de Carrie ou a fanática religiosa de O Nevoeiro. Em um de seus livros, ele diz que os fanáticos esquecem que Deus age pelas mãos dos homens.

Falando em religião, estava assistindo ontem o episódio A Falta de um amigo, da terceira tempora da série Futurama. Nesse capítulo, o robô Bender fica flutuando no espaço e uma civilização de pequenos seres acaba se agarrando ao seu casco e pensam que ele é Deus. Ao tentar ajudá-los, Bender só piora a situação, causando inclusive uma guerra religiosa. A mensagem parece clara: um deus não pode interferir demais na vida dos seres, para que eles não se tornem dependentes. Por outro lado, ele deve inteferir de forma sutil, para que ainda exista a esperança. Com diz o Stephen King, os milagres se realizam pelas mãos humanas... principalmente quando existe amor e dedicação ao próximo. Ou seja: não existem milagres em guerras religiosas. Só morte e desgraça.

1 comentário:

MH disse...

Os problemas que enfrentamos forão causados todos por nós mesmos, não assumimos nossas culpas por isso foi preciso criar a figura de uma criatura perversa que chamamos de Demônio onde o mal que há em nosso mundo foi atribuído a ele. O que não presta foi obra do "inimigo" , mas que inimigo se ataímos os nossos semelhantes. Há quem compare Deus com o "Demônio", pois acha que o ser superior é vingativo, vaidoso, orgulhoso e tudo isso é característica nossa que temos que abolir para nos tornamos melhores e como podemos admitir que um ser supremo tenha esses defeitos? Isso não entra em minha cabeça.