terça-feira, março 10, 2009

Gian Danton: a origem do pseudônimo

Algumas pessoas têm me perguntado qual a origem do meu pseudônimo Gian Danton. Essa é uma pergunta comum, mas, olhando para trás, percebo que nunca escrevi sobre o assunto.
Gian Danton surgiu em 1989, quando comecei a publicar minhas primeiras histórias em quadrinhos, em parceria com Bené Nascimento (Joe Bennett). Um amigo de teatro, que já havia tido problemas com a ditadura militar, e vendo que minhas histórias poderiam ser consideradas subversivas, me aconselhou a usar um pseudônimo.
Além disso, na época eu estava inaugurando uma coluna no jornal O Liberal e já havia colunas de uns tais de Ivan Andrade e Ivan Oliveira (eu não havia pensado no Ivan Carlo).
Na época eu era quase obcecado pela revolução francesa. Tinha tudo que saía sobre esse fato histórico: livros, revistas, fascículos. E Danton era o personagem mais interessante dessa trama que mudou o mundo. Os outros dois grandes revolucionários pareciam mais bidimensionais: Marat era o revolucionário radical e Robespiere era o homem de costumes austeros, que levou a revolução na direção do terror.
Danton era revolucionário radical, mas também era humano, tanto que foi o único a se levantar contra o terror revolucionário, que matou milhares de pessoas (inclusive crianças), apenas porque eram nobres ou porque discordavam de Robespiere. Era também um bom-vivant, um homem divertido e inteligentíssimo, que tinha sacadas geniais. Quando ele foi julgado, tiveram que fazer um julgamento secreto e proibi-lo de falar, senão ele era capaz de convencer até os juizes (o julgamento era uma farsa, pois Danton estava condenado desde o início).
Quando o acusaram de ter se vendido para os nobres, por exemplo, Danton respondeu: ¨Vendido? Eu? Um homem como eu não tem preço!¨.
Adotei o nome Danton para homenagear esse homem interessantíssimo. No começo eu assinava Jean Danton, mas ficava estranho, especialmente na hora de assinar.
Na época eu me interessei pelo Barroco italiano e descobri um artista chamado Gian Lorenzo Bernini. Arquiteto, pintor, teatrólogo, escutor, Bernini foi para o barroco o que Leonardo Da Vinci foi para a Renascença.
Da junção dos dois nomes, um italino e outro francês, surgiu um nome único no mundo (pelo menos ainda não encontrei no google outra pessoa com esse nome) e foi com ele que fiquei conhecido. Mais tarde, quando tentei me livrar do pseudônimo, já era tarde: todo mundo me conhecia apenas como Gian Danton.

8 comentários:

Bena e Mira disse...

Muito Interessante a História do seu pseudônimo..Parabéns pelo seu blog. Acompanhamos sempre e gostamos muito...
Mira Rocha e Bena Furtado

Miguel Rude disse...

Ivan Carlo? quem é esse ? srrsrs

marcia disse...

olá Ivan, gostei muito de seu blog parabéns .
Bom como poderia fazer parceria contigo? meu filho é escritor de asgard O PoDER eSQUECIDO. Se você tiver interesse em receber o livro para resenha e divulga-lo entre em contato no email marcia.eduvirges@uol.com.br visita também meu blog escrevemai.blogspot.com.br

att

marcia disse...

contato marcia.eduvirges@uol.com.br,

parceria com asgard o poder esquecido

att

Letras já prontas disse...

Olá, Gian, tudo bem contigo? Navegava eu despretensiosamente pela internet quando deparei com seu blog. Foi uma grata surpresa encontrar com um dos criadores de uma das melhores histórias em quadrinhos que já li - "A insólita família Titã". Grata surpresa, MESMO. Gostaria de te parabenizar por aquele trabalho - e agora que adicionei o blog aos meus favoritos, vou estar sempre por aqui acompanhando o seu trabalho. Um grande abraço.

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Olá Mira, Márcia, Miguel e Chico, obrigado pelos comentários. Chico, é sempre bom encontrar fãs da Família Titã. Essa história será relançada em breve pela Kalaco como álbum de luxo.

Letras já prontas disse...

Gostaria de compra o livro "O Roteiro nas Histórias em Quadrinhos", mas clico no link e não aparece nada.

Onde posso encontrar esse material???

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Oi Chico,
o livro pode ser comprado aqui: http://www.marcadefantasia.com/livros/veredas/roteirohq/roteirohq.htm