domingo, março 15, 2009

Watchmen, finalmente

Finalmente tive a oportunidade de assistir Watchmen completo.
Antes de mais nada, devo dizer que eu era um dos mais incrédulos com a possibilidade de Watchmen ser um bom filme, mas o que vi só confirmou a impressão que já tinha tido: é a melhor e mais fiel adaptação já feita de uma história em quadrinhos.
Era impossível fazer um filme totalmente fiel, pois são muitas tramas e subtramas. O pior é que a maioria das subtramas eram essenciais para a série (como a história em quadrinhos que o garoto lê na banca de revistas) e cortá-las sem prejudicar a trama principal deve ter sido algo muito difícil. O fato de pessoas que nunca leram Watchmen (foi o caso de minha mulher) terem entendido o filme é uma vitória por si só.
Além disso, há um grande respeito pela obra principal, pelo seu significado de crítica da autoridade, da guerra fria, etc. Claro que algumas coisas tiveram que ser deixadas de lado, como o enfoque científico, que foi tema de meu livro Watchmen e a teoria do caos. Também foi deixada de lado a discussão filosófica sobre o tempo, mostrada no capítulo em que o Dr. Manhattan está em Marte, olhando a foto, assim como a profundidade psicológica de Rorschach foi prejudicada. Também a origem do Ozymandias foi prejudicada.
Mas um filme que mantivesse tudo isso teria no mínimo de cinco horas de duração. Na gangorra entre tornar o filme popular e ser fiel à obra original, diretor e roteristas conseguiram algo que pode ser assistido tanto por fãs quanto por neófitos. Isso por si só é uma vitória.





Gostei até mesmo de algumas cenas que têm sido muito criticadas. A escolha da música The Sound of silence, de Simon e Garfunkel, para o enterro do Comediante deu um toque de ironia à cena, como que para destacar que ninguém realmente lamentava a morte do herói (?). A cena do orgasmo de Espectral-Coruja tem sido criticada por ter ficado engraçada, especialmente por causa da música Aleluia, de Leonard Cohen. Ora, um herói que brocha e depois consegue quando veste o uniforme é ou não é algo engraçado? O que o diretor fez foi só destacar algo que já existia na obra original. Ficou entre o erótico e cômico.


A mudança no final também faz sentido. Não sei se o final dos quadrinho funcionaria num filme. E até que acabou fazendo sentido... ligou com outros elementos da trama.

E, nossa, a atriz que fez a Laurie (Malin Akerman) realmente é muito linda!

3 comentários:

liber disse...

Sabe, se tinha alguém de quem eu realmente queria saber a opinião sobre Watchmen, era você. Concordo essencialmente com tudo o que você disse. Só acho que o filme podia ter tido uma pegada menos "espetacular". Tudo que é feito na tela é grandioso demais e uma das características de watchmen, na minha opinião, era o aspecto mais mundado, mais comum. Mas isso é minha opinião e se refere mais à direção do que ao roteiro do filme. De modo geral, foi ESPETACULAR ver aquelas sequencias que pareciam ter saído diretamente dos quadrinhos.
E eu ainda acho a sequencia da transa dentro do Archie ridícula demais com aquela música. Mas, outra vez, é questão bem subjetiva, não?
Grande abraço, Gian. Saudades das conversas sobre Watchmen!

Gian Danton/Ivan Carlo disse...

Eu continuo defendendo a escolha da música Aleluia. A cena, para ser fiel ao original, precisava de uma trilha que fosse erótica, mas, principalmente, cômica. Afinal, essa era uma das muitas piadas que Alan Moore faz com os supers na obra...
Tenho a desconfiança de muitos não gostaram porque a cena, de fato, quebrou toda a masculinidade do mito do herói...

jjmarreiro disse...

Rapaz, eu gostei do filme, mas acho que o Liber falou uma coisa muito certa: se tivesse um pouco menos de pirotecnia e efeitos e fosse um pouco mais pé-no-chão o filme talvez perdesse um pouco o aspecto de show e ganhasse mais dimensão psicológica.
De certa forma as imagens belíssimas contraditoriamente não deram a força necessária pro conteúdo. Fazendo uma inadequada comparação me pareceu, de certo modo, uma quadrinho da Editora Image.

Quanto ao final, achei muito melhor que o original. Acho que foi A sacada do filme.

Pra encerrar: o que era aquela monstruosidade acompanhando o Dr. Manhatan o filme todo? Aquilo era um sidekick? Precisava daquela coisa daquele tamanho? Caramba...acho que é por isso que esses caras são chamados de "super".