sábado, agosto 17, 2019

Inspeção




Inspeção surgiu de uma sugestão minha de fazer uma adaptação da peça O inspetor geral, de Nicolai Gógol para os quadrinhos e o compadre Joe Bennett prontamente acatou. Sempre fui grande fã de Gógol e achava que essa poderia ser uma boa história.
Mas O inspetor geral era uma comédia, como transformar em uma história de terror?
Imaginamos um hospício no século XIX, com um diretor totalitário e presos que querem se vingar. Para isso chamam um demônio que surge como um inspetor de casa de orates.

Essa é uma das histórias em que a influência da obra de Alan Moore fica mais clara. Da mesma forma que em Monólogo, a caraterização deve muito ao Coringa da Piada Mortal. Também adotamos aqui um recurso narrativo muito usado por Alan Moore em Monstro do Pântano: a estrutura em mosaico, em que o todo é mostrado através de pequenos flashs de detalhes. Exemplo disso é a história da moça estuprada pelo ajudante do diretor, que dá o tom da forma desumana como os detentos são tratados.
Essa história foi publicada na revista Calafrio e foi a única da nossa parceria em que a arte-final ficou a cargo de outra pessoa – no caso, o paraense Pedro Vale.

Sem comentários: