domingo, maio 31, 2020

Brasil é o pior lugar do mundo para ser professor

A revista Superinteressante publicou no seu último número uma pesquisa do Institute of Economic and Social Research for the Varkey Foundation segundo o qual o Brasil é pior lugar do mundo para ser professor.
Eles verificaram salário e prestígio social da profissão.
Claro que em alguns casos, o bom salário está relacionado ao prestígio, como na Coréia. Mas em países como a Rússia e a China os salários não são tão altos, mas o prestígio da profissão é equivalente ao de médicos.
Cruzando os dois dados, o Brasil ficou na pior colocação mundial. Além de ter um dos salários mais baixos do mundo, é o local onde há menos respeito ao professor.
Também, pudera. Depois de anos de campanhas contra a escola e o professor, estamos em um cenário em que qualquer boato de zap zap vale mais que o conhecimento acadêmico, em que o "é minha opinião" vale mais que pesquisas sobre o assunto.
Como resultado disso, cada vez menos pessoas querem ser professores. Curiosamente, as pessoas que mais criticam os professores são justamente aquelas que não querem em hipótese alguma que seus filhos sejam professores.
Que futuro teremos em um país sem professores?

Sem comentários: