sexta-feira, maio 29, 2020

Somerset Holmes



No início da década de 1980 o roteirista Bruce Jones, uma das grandes figuras da Marvel nos anos 1970 com uma passagem memorável pelo personagem Kazar, estava cansado dos quadrinhos. Seu sonho era escrever roteiros para Hollywood.
Nesse meio tempo, enquanto fazia uma fotonovela ele conheceu a modelo e atriz April Campbell, que também queria ser roteirista de Hollywood. Os dois se apaixonaram e casaram, mas o sonho de escrever para o cinema parecia distante.
Foi quando um editor propôs a Jones criar uma linha de quadrinhos totalmente do roteirista, dando-lhe liberdade total.
Capa original. 

O casal teve a ideia de fazer um roteiro de cinema e transformá-lo em um gibi, rezando para que algum executivo de Hollywood visse e comprasse os direitos para o cinema.
A minissérie Somerset Holmes conta uma história de uma mulher que, após ser atropelada, perde a memória. Ela é ajudada por um médico, que é assassinado. É apenas o primeiro de uma série de assassinatos misteriosos que ocorrem enquanto a garota (que adota o nome baseada em um anúncio de beira de estrada) foge. Ela precisa descobrir quem é para entender por que todos à sua volta morrem.
É uma trama complexa e inteligente com um final bem amarrado.
Capa original da minissérie 

Para desenhar, chamaram o velho parceiro de Bruce Jones, Brent Anderson.
O maior problema do álbum (lançado no Brasil dentro da coleção graphic álbum) é o fato dele ter sido feito como um story board para cinema, o que faz com que aproveite pouco a linguagem dos quadrinhos.
O leitor deve estar curioso para saber se a história virou filme. Um produtor de cinema comprou os direitos, mas não produziu o filme. Entretanto, Bruce e April conseguiram, graças a isso, entrar para a União dos roteiristas para cinema e TV e começaram a colaborar com filmes e seriados de TV, em paralelo com a produção quadrinística.
Até hoje Jones e April argumentam que o filme O longo beijo de boa noite, de 1996, estrelado por Geena Davis e Samuel L. Jackson é um plágio de Somerset Holmes.

Sem comentários: