domingo, janeiro 17, 2021

Wolverine: procurado vivo ou morto!

 


A saga dos X-men no Canadá é um momento menor dos mutantes de John Byrne e Chris Claremont, especialmente levando-se em consideração que pouco depois viria a saga de Protheus e a saga da Fênix.

Entretanto, essa história em duas partes publicada em Uncanny X-men 120 e 121 é um bom exemplo de como a equipe criativa estava evoluindo e se tornando cada vez mais afinada.

Na trama, os X-men estão voltando para casa depois de terem ajudado a salvar o Japão. Mas esse retorno não seria nada fácil, já que o governo do Canadá quer de volta sua Arma X, o mutante Wolverine. Para isso, chamam Vindix e a Tropa Alfa. O personagem Shaman, usando sua magia indígena, cria uma tempestade de neve que força o avião com os mutantes a pousar na cidade de Alberta.

É interessante lembrar que John Byrne, embora seja britânico, é naturalizado canadense. Essa história mostra o quanto ele já estava interferindo nos roteiros com sugestões. A introdução da Tropa Alfa, um grupo de super-heróis canadenses, foi ideia dele. Da mesma forma, é óbvio que ele retrata locais que conhece, como pontos turísticos da cidade de Alberta.



Byrne também estava cada vez mais desenvolvendo um estilo próprio e muito característico, que bebia diretamente na fonte de Jack Kirby, com splash e efeitos visuais, imagens impactantes, mas atualizava o estilo kirbyano para os anos 80. A splash page em que os dois grupos finalmente se encontram é um exemplo do que viria a ser o estilo Byrne, com uma construção dinâmica, impressionante e limpa, com destaque apenas para os personagens. Embora os personagens estejam parados, cada um deles parece pronto para entrar em ação.

Por outro lado, Claremont tinha a preocupação de desenvolver até mesmo os personagens secundários, nesse caso a Tropa Alfa. Embora possam parecer enfadonhos os longos balões de pensamento não são descartáveis, pois sempre revelam algo sobre a história dos personagens.

Uma curiosidade sobre essa história é que Cíclope e Wolverine, dois personagens centrais dos conflitos internos, trocam de característica. À certa altura, o Cíclope perde a cabeça e é Wolverine que age de maneira racional. Momentos como esse monstravam que os X-men já não eram mais bidimensionais (como a maioria dos heróis da Marvel da era de prata), mas tridimensionais.

Sem comentários: