sábado, fevereiro 20, 2021

Loteria da Babilônia

 


Loteria da Babilônia é uma das mais conhecidas músicas da dupla Raul Seixas/ Paulo Coelho. O que pouca gente sabe é que o título é uma referência um conto do escritor argentino Jorge Luís Borges.
Em Loteria da Babilônia, Borges conta que surgiu naquela civilização um jogo em que uma pessoa pagava uma moeda de cobre e, se sorteada, poderia ganhar uma moeda de prata.
Não fez sucesso, o que levou seus idealizadores a terem uma ideia: para cada 30 sortudos, haveria um número azarado. Quem fosse sorteado com o número azarado teria que pagar à companhia, ao invés de receber dela. Esse novo arranjo foi um sucesso, transformando a loterateria da Babilônia em uma verdadeira febre.
Mas alguns dos sorteados se recusaram a pagar o débito e foram presos por dívida. Logo, ao invés da multa, começou a constar no prêmio a própria prisão. Com o tempo isso foi evoluindo: a multa poderia ser perder um dedo, um braço, ser morto, ser transformado em escravo de outrem.
Nesse ponto a loteria se transformou numa verdadeira obsessão a ponto do estado ser obrigado a pagar para os que não tinham dinheiro para jogar pois até mesmo escravos queriam jogar.
Loteria da babilônia é uma metáfora da vida, suas fortunas e viscicitudes, por isso foi usada por Paulo Coelho para nomear uma letra que faz referência direta aos infortúnios e felicidades. O letrista parece estar falando com alguém que acha que sabe muito sobre a vida (e, portanto, sobre a Loteria da Babilônia), mas que não sabe ganhar dinheiro (mas, assim que souber não irá parar mais). Visto em retrospecto, ela pode ser vista como uma crítica tanto a Raul Seixas quanto ao próprio Paulo Coelho.
Com vocês, parte da letra de Loteria da Babilônia (clique aqui para ouvir a música):

Tudo o que tinha
Que ser chorado
Já foi chorado
Você já cumpriu
Os doze trabalhos
Reescreveu livros
Dos séculos passados
Assinou duplicatas
Inventou baralhos...

Passeou de dia
E dormiu de noite
Consertou vitrolas
Para ouvir música
Sabe trechos da Bíblia de cor
Sabe receitas mágicas de amor...

Conhece em Marte
Um amigo antigo lavrador
Que te ensinou a ter
Do bom e do melhor
Do melhor!...

Mas o que você
Não sabe por inteiro
É como ganhar dinheiro
Mas isso é fácil
E você não vai parar
Você não tem perguntas
Prá fazer
Porque só tem verdades
Prá dizer
A declarar!...

Sem comentários: