sexta-feira, junho 11, 2021

X-men – a ação do tigre

 


A saga de Proteus foi o grande marco dos X-men. O tipo de história que mostrava que a série havia passado para um outro nível de amadurecimento, que, em muitos sentidos, quebrava com tudo que viera antes em termos de super-heróis. Um processo que alcançaria seu auge na saga da fênix, na qual a heroína Jean Grey se tornava uma vilã.

E, de todas as partes dessa saga, a mais desruptiva foi a última, publicada em The uncanny X-men 128.

A splash page de abertura já dava o tom totalmente inovador e criativo imposto pela dupla Chris Claremont – John Byrne. Em um impactante desenho de Byrne, Proteus e sua mão Moira aparecem em primeiro plano, enquanto a paisagem da cidade de Endiburgo aparece distorcida ao redor deles.

Desenho e texto em perfeita harmonia. 


O texto de Claremont era igualmente impressionante. Claremont traz o recurso da personificção, em que coisas ganham características humanas, para demonstrar a alteração da realidade provocada por Proteus: “Já ouviu uma cidade gritar? Não só as pessoas, mas a própria cidade... coisa animadas e inanimadas, vivas e não vivas, de baratas a paralelepípedos, do topo do arranha-céu mais alto ao fundo do subsolo mais baixo. Tudo se solta de uma só vez com um grande grito primordial de medo e agonia conforme o tecido da realidade coletiva se torce e se rasga, e finalmente se desfaz perante o poder irresistível de um mutante louco. Tal era Edimburgo, capital da Escócia, no dia em que em Proteus chegou à cidade”.

A ameaça representada pelo mutante enlouquecido parece grande demais até mesmo para os X-men, algo muito bem resumido na frase do Destrutor: “Quase de cara já perdemos dois X-men, Scotty, e Proteus parece forte como nunca”.

Proteus parece invencível. 


Nem mesmo a Fênix consegue detê-lo. Aliás, a sequência em que ela o ataca mostra o quanto Claremont sabia manejar o texto ao mesmo tempo que antecipava a saga da Fenix negra: “De novo e de novo, Fênix ataca com uma ferocidade que choca Moira. Seu poder é uma sinfonia dentro dela... uma canção de alegria que alimenta rápido demais em seu crescendo”.

No final, a única alternativa encontra é matar o vilão.

Os leitores atuais podem não ter ideia do que isso representava no início dos anos 80. Naquela época os super-heróis nunca matavam. Um ou outro vilão podia até morrer, mas vítima de seus próprios planos, mas um herói nunca matava, por mais periogoso que fosse o vilão.

Ao mostrar os X-men matando um personagem, a série deixou claro que iria superar todos os limites dos quadrinhos de super-heróis.

Sem comentários: