sábado, outubro 30, 2021

Fundo do baú - TV Pirata



TV Pirata, a série de humor revolucionária da Rede Globo, surgiu de uma atração da concorrente Bandeirantes. No ano de 1987 a Band apresentou o programa de fim de ano Wandergleyson show, escrito pelos integrantes do jornal Planeta Diário e da revista Casseta Popular. As duas publicações vinham revolucionando o humor com seu texto totalmente anárquico e desprovido de amarras. O programa era protagonizado por Pedro Cardoso e Luiz Fernando Guimarães e apresentava esquetes fechados, algo incomum numa época de personagens recorrentes. Boni, o chefão da Globo, assistiu ao especial e contratou imediatamente a trupe de roteiristas.

Para dirigir foi chamado Guel Arraes, que já vinha mostrando grande inventividade na série Armação Ilimitada. O elenco era composto por atores e atrizes na sua maioria novatos na comédia televisiva, como Luiz Fernando Guimarães, Marco Nanini, Ney Latorraca, Guilherme Karan, Cláudia Raia e Débora Bloch.

Com forte inspiração no grupo inglês Monthy Piton, a TV Pirata quebrava com todos os paradigmas do humor televisivo brasileiro (até então baseado na tradição radiofônica) e satirizava tudo, em especial as atrações da própria Rede Globo, como as novelas. A abertura, com um telejornal sendo invadido por um grupo de piratas que colocava sua fita no ar representava perfeitamente esse tipo de humor non-sense.

Era possível, por exemplo, os personagens estarem dirigindo um carro e saírem do mesmo em movimento, mostrando os bastidores da gravação em cromaqui e do veículo cenográfico. Em dos esquetes, soldados na guerra do Vietnã pedem uma pizza enquanto estão sob fogo cruzado.

Alguns quadros beiravam o absurdo, como o Piada em debate, em que “especialistas” discutiam aspectos sociológicos de anedotas. Até mesmo programas como Globo Rural eram satirizados (virou Campo Rural).

Embora o foco da atração não fossem os personagens fixos, pelo menos um ganhou a simpatia do público e se tornou uma verdadeira sensação nacional: o velho Barbosa, interpretado por Ney Latorraca e seu famoso bordão “Barboooosa”, que as pessoas adoravam imitar. O personagem surgiu em Fogo no rabo, sátira da novela Roda de Fogo.

Outro que se tornou famoso foi o Zeca Bordoada, apresentador da TV Macho, versão satírica do TV Mulher.

TV Pirata renovou o humor televisivo e abriu caminho para outros programas, como o Casseta e Planeta Urgente.

Sem comentários: