segunda-feira, outubro 11, 2021

Perry Rhodan – Ameaça a Vênus



Ameaça a Vênus é o 20º livro da série Perry Rhodan e narra os acontecimentos posteriores ao encontro de Perry Rhodan com o planeta Peregrino, que lhe concedeu o dom da imortalidade relativa. Ao voltar à Terra, Rhodan descobre que, enquanto estava no planeta, o tempo se passou de forma diferente. O que para eles eram um mês, na terra havia se passado mais de quatro anos. Nesse período, as outras potências tinham se mobilizado e o planeta estava de novo às vésperas de um conflito nuclear. Para piorar, o bloco oriental (a forma como a série chamava a União Soviética), envia centenas de foguetes para Vênus na tentativa de tomar a base da Terceira Potência lá.

O livro conta a forma como o herói lida com a invasão.

A diferença de tecnologia entre a frota do bloco oriental e da terceira potência (que conta com tecnologia arcônida) é tão grande que o tom na maior parte da obra é de humor involuntário.

Ao invés de simplesmente bombardear os invasores, Rhodan resolve simplesmente passar com a nave no meio do acampamento. Como é explicado no próprio volume, a nave estava a uma velocidade de 15 km por segundo. A velocidade é tão grande que o ar não tem tempo de desviar da Stardust III. A compressão é tão intensa que as moléculas ficam ionizadas e emitem radiação. Ao mesmo tempo, há uma elevação rápida da temperatura.

Como resultado, o acampamento fica arrasado e os sobreviventes surdos. Daí vem uma das cenas que mais me chamaram a atenção à época: para se comunicar com seus subordinados, o Coronel Tomisenkow colocava a testa contra a testa do outro e falava. Os sons eram transmitidos através da vibração dos ossos do crânio! Confesso que esse tipo de informação inusitada era uma das coisas que me faziam apreciar a série.

Voltando à trama, a vida do coronel e dos sobreviventes não é nada fácil. Enquanto as tropas de Rhodan parecem caminhar tranquilamente por Vênus, as tropas russas sofrem todo tipo de ataque: lagartos alados (o pterodátilo que aparece na capa), tempestades monstruosas, formigas, ursos, aranhas gigantes, tapetes brilhantes que devoram quem se aventura a entrar em lagos... vênus parece um trem do terror em forma de planeta.

Talvez o escritor Kurt Mahr tenha percebido que pesou muito na mão e resolveu introduzir um elogio ao coronel russo: “Quase duzentos quilômetros percorridos a pé na selva de Vênus, e isso com uma pistola automática”, diz Derringhouse. “Esse homem é de tirar o chapéu”, conclui Rhodan.

Sem comentários: