quinta-feira, outubro 07, 2021

Repertório na comunicação

 


Podemos definir repertório como o conjunto de conhecimentos que uma pessoa utiliza ao codificar ou decodificar uma mensagem.

              Décio Pignatari dá como exemplo o caso de um garotinho que todo dia passava, ao lado da irmã mais velha, por uma escola de artes. Certo dia, não se agüentando de curiosidade, ele perguntou:
              - O que é uma escola de artes?
- É uma escola em que se ensina arte.
              - Deve ser uma bagunça!
              A palavra arte, no seu repertório construído a partir dos ralhos da mãe (esse menino só faz arte) significa bagunça, peraltice.
              Quanto maior o repertório, maior a sua capacidade para receber novas informações.
              Pessoas com baixo repertório preferem mensagens mais redundantes e isso explica o grande sucesso das chamadas novelas mexicanas nas classes de menor escolaridade. A alta previsibilidade dessas novelas se encaixa bem ao gosto de um público com baixo repertório.
              Por outro lado, a ficção científica costuma ser apreciada por pessoas com um alto nível de repertório. Para começar, a decodificação de livros ou filmes de ficção científica exigem conhecimentos científicos mínimos. Além disso, em um filme de F&C, tudo pode ser considerado informação, desde a roupa de seus personagens até seu modo de se comportar.
O repertório pode se tornar uma fonte de ruídos caso o emissor esteja em uma faixa de repertório muito acima do receptor.
              A anedota abaixo, representada por uma série de comunicados internos de uma empresa demonstra a situação conhecida pelas crianças através da popular brincadeira do “telefone sem fio”.


DE: DIRETOR PRESIDENTE      
PARA : GERENTE

Na próxima sexta feira, aproximadamente as 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúna os funcionários no pátio da fabrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu, sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.

DE : GERENTE
PARA : SUPERVISOR

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta feira, as 17 horas, o cometa Halley vai aparecer sobre a fabrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança e os  encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

DE : SUPERVISOR
PARA : CHEFE DE PRODUCAO

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fabrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levara a demonstração para o pátio da fábrica.

DE : CHEFE DE PRODUCAO
PARA : MESTRE

Na sexta feira, as 17 horas, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fabrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda
para o pátio da fabrica.
DE : MESTRE
PARA : FUNCIONARIO

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fabrica na próxima sexta feira, as 17 horas, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

AVISO PARA TODOS
Na sexta feira o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 horas no refeitório. Vai ter show de Bill Halley e seus cometas, que vão tocar muito brega pra galera.  Vai ser uma festa de arromba, pois o chefão quer todo mundo nu!

              Observa-se como a comunicação vai sofrendo alterações ocasionadas pelas diferenças de repertório, até modificar completamente o sentido original.

              É interessante notar, também, que as primeiras expressões a sofrerem modificação são aquelas relacionadas a palavras pouco conhecidas nas faixas mais baixas de repertório (Cometa Halley, a olho nu).

Sem comentários: