terça-feira, janeiro 18, 2022

Fundo do baú - Os Sobrinhos do Capitão



A série Os sobrinhos do capitão surgiu nos quadrinhos quando o empresário  William Randolph Hearst, dono do New York Journal, encomendou ao cartunista Rudolf Dirks uma história com dois meninos endiabrados no estilo da série alemã Max e Moritz, que ele comprara quando criança em uma viagem à Europa.

Dirks criou a série Katzenjammer Kids, algo como os garotos ressaca, chamados no Brasil de Os sobrinhos do Capitão. Nela, são apresentados dois gêmeos, Hanz, de cabelos escuros, e Fritz, de cabelos claros, que passam o dia fazendo traquinagens. A mãe dos dois pestinhas, Dona Chucrutz acha que tem dois anjinhos em casa e passa o dia fazendo deliciosas tortas para os dois.

As vítimas inevitáveis da arte dos garotos são o Capitão e inspetor escolar. Esses dois malandros gostariam de passar o tempo vadiando, mas acabam gastando metade do dia castigando os gêmeos e a outra metade sendo vítimas deles.

A série, que estreou no suplemento dominical do Journal no dia 12 de dezembro de 1897 e foi a primeira tira dos comics a usar o recurso dos balões.

Em 1898, um ano depois de sua criação, os personagens já ganharam um curta-metragem. Em 1918 os pestinhas estrearam no cinema com uma série de 16 episódios curtos. Como aquela era a época do cinema mudo, o diretor optou por uma solução curiosa: os personagens falavam através de balões, como nos quadrinhos.

Em 1938 os personagens ganharam uma série animada falada, pela Metro-Goldwyn-Mayer, dirigida, entre outros, por William Hanna (que mais tarde se juntaria a Joseph Barbera para criar o estúdio Hanna-Barbera).  Essa segunda série não fez muito sucesso e foi cancelada depois de 15 episódios.

Os endiabrados garotos só voltaram ao mundo da animação na década de 1970 pela Filmation. 

Sem comentários: