terça-feira, março 29, 2022

Cabanagem: uma continuação da Revolução Francesa

 

Poucos sabem, mas a Cabanagem foi a única revolta brasileira a ser consequência direta da Revolução Francesa. E tudo por conta de uma vingança de D. João VI.
Todos conhecem a história de como a família real portuguesa fugiu para o Brasil quando Napoleão invadiu Portugal. Mas, chegando aqui, o governante português resolveu revidar. Os ingleses sugeriram invadir a Guiana Francesa. Afinal, as defesas francesas eram quase inexistentes. De fato, quando as tropas, vindas de Belém, chegaram na Guiana, não enfretaram nenhuma resistência. E encontraram lá várias pessoas que estavam ali na condição de deportados, enviados para lá por Napoleão. Era a chamada “guilhontina seca”: ao invés de guilhotinar seus adversários políticos, o corso os mandava para a Guiana.
Os comandantes portugueses pensaram: “se são inimigos de Napoleão, são nossos amigos”. E abriram as portas para eles. Alguns inclusive foram para Belém ajudar a construir o palácio do governador.
Acontece que a maioria desses desterrados eram jacobinos, pessoas que tinham participado ativamente da revolução francesa desde os seus primeiros momentos.
Esses jacobinos influenciaram as tropas brasileiras com as ideias da revolução francesa e alguns deles chegaram até mesmo a participar ativamente da revolta cabana.
Quem poderia imaginar que a revolução francesa iria continuar em um local a milhares de quilômetros de Paris, em plena floresta amazônica?










Meu livro Cabanagem está disponível para venda no site da editora. Pra comprar, clique aqui

Sem comentários: