sábado, abril 30, 2022

O último mamífero do Martinelli

 

Duas pessoas que eu daria tudo para ter conhecido são Monteiro Lobato e Marcos Rey (pensando bem, pode acrescentar nessa lista Edgar Alan Poe e Isaac Assimov). Marcos Rey morreu há pouco tempo, e poderia tê-lo conhecido se tivesse me atentado a tempo para sua obra.
            Marcos Rey nos ensina que a clareza é a característica fundamental de uma boa obra literária. A clareza, aliada à imaginação e boa caracterização de personagens. Todas essas características podem ser percebidas em grau máximo em O último mamífero do Martinelli.
            Na obra, um fugitivo da ditadura militar, depois de vários dias freqüentando cemitérios e igrejas, finalmente decide morar no edifício Martinelli, que já foi o maior e mais elegante de São Paulo, mas, na época em que se passa a história, está abandonado.
            Depois de escolher um lugar parra morar, o personagem começa a revistar os apartamentos à procura de algo para vender e aplacar sua fome. Em sua busca, ele começa a encontrar pequenos objetos (um bilhete de despedida, uma ficha de jogo, uma bala encravada na parede) que contam a história das pessoas que viveram ali. E a história do fugitivo começa a se misturar com a dos antigos inquilinos do prédio.
            Marcos Rey consegue fazer uma espécie de romance policial sem crimes em que a graça está não em descobrir quem é o assassino, mas sim o que aconteceu com os moradores do prédio. O escritor vai dando aos pistas aos poucos, deixando o leitor em suspense até o final do livro, suspense que se acrescenta à angústia de não saber se o fugitivo conseguirá fugir dos militares.

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