sexta-feira, julho 29, 2022

Dylan Dog – o coração dos homens

 


O que faz de Dylan Dog um gibi tão especial é o fato de, embora muitas vezes usar monstros clássicos, não trazer histórias convencionais de terror. Desde a primeira história, Dylan surpreendia pela narrativa, muitas vezes flertando com o surreal ou o psicodélico.
O coração dos homens, publicado no número cinco dessa nova versão da Mythos, é um ótimo exemplo disso, a começar pela belíssima capa, que remete aos dois temas do volume: amor e morte. O herói aparece beijando uma de suas namoradas, Dora Caldwell, numa moldura de coração com fundo preto enquanto dois anjinhos flutuam acima do casal com uma furadeira e uma motosserra.
A HQ reflete sobre os relacionamentos do detetive do pesadelo. 


A HQ reflete sobre os relacionamentos de Dylan e sobre como eles são passageiros. Na história, Dora e seu pai sequestram o detetive e o torturam. O objetivo do pai é provar que Dylan não ama Dora. Já Dora pretende provar o amor de Dylan. Enquanto é torturado, o personagem tem delírios inicialmente românticos, que logo se transmutam para o mais puro horror. A lição aí, talvez, é de que o maior terror está no coração dos humanos.
O traço muda quando começam as alucinações. 


A história é escrita por Roberto Recchione e ilustrada por Piero Dall´Agnol. Há algo de curioso no desenho: o traço é jogado, quase um esboço, mas no momento em que começam as alucinações torna-se mais definido e realista, como se as alucinações fossem a verdadeira realidade.

Sem comentários: