quinta-feira, dezembro 08, 2022

Conan, o bárbaro que revolucionou os quadrinhos

 

No final da década de 1960 os super-heróis começaram a entrar em crise. O final da era de prata dos quadrinhos foi marcado pelo desaparecimento de várias editoras e títulos. Na década de 1970 começaria a chamada era de bronze. Foi um período em que os editores testaram novos formatos e gêneros na tentativa de manter o interesse do leitor. Um personagem que encarnou essa época foi Conan, o bárbaro.
                   Conan, criado pelo escritor texano Robert E. Howard, surgiu na história The Phenix on the sword, publicada na revista pulp Weird Tales, em 1932. Na década de 1960 suas histórias foram republicadas, alcançando novo público, que começou a escrever para a Marvel, pedindo uma revista do personagem.
Na verdade, os pedidos por uma revista no estilo espada e magia eram tantos que Stan Lee e Roy Thomas convenceram o chefão da Marvel, Martin Goodman, a licenciar um personagem. Ocorre que Goodman, um pão duro, forneceu apenas 150 dólares para direitos autorais de cada edição. O valor era tão baixo que Thomas desistiu de tentar Conan e preferiu negociar um personagem menos famoso, Thongor, cujo autor, Lin Carter, era fã de quadrinhos. Mas, apesar do interesse do escritor, as negociações emperraram com o agente literário e, nesse meio tempo, Thomas descobriu o endereço do agente literário de Robert E. Howard que escreveu-lhe, cedendo o personagem por 200 dólares a edição.
Para cobrir esses 50 dólares a mais, Thomas resolveu ele mesmo escrever os roteiros ao invés de passar para outro escritor. Afinal, se Goodman resolvesse cobrar a diferença, ele poderia tirar do seu próprio salário – entretanto, com o tempo ele se afeiçoou tanto ao personagem que passou anos escrevendo-o.
O desenhista designado deveria ser John Buscema, que parecia perfeito para o personagem, mas como medida de contenção de gastos, o chefe da Marvel impôs um desenhista mais barato. O escolhido foi um ilustrador inglês, Barry Windsor-Smith.
Sem experiência com o gênero, o desenhista fez alguns números com nítida influência de Jack Kirby, que pareciam mais histórias de super-heróis que de Conan. Mas com o tempo seu traço foi se tornando mais refinado e se adequou ao personagem. A revista, que vendeu bem nos primeiros números, teve uma queda de vendas, mas se tornou um sucesso depois de uma sugestão de Stan Lee (ele percebeu que as revistas que menos vendiam era as que tinham Conan enfrentando animais e sugeriu mais capas com antagonistas humanoides). 
Apesar do sucesso, Smith acabou abandonando os quadrinhos para se dedicar a outras variantes artísticas.
Para substituí-lo foi finalmente chamado o veterano, John Buscema. Buscema mudou o personagem, tornando-o mais másculo e mais bárbaro, definindo o que seria o visual do personagem dali para frente. Quando a revista deixou de ser colorida e passou a ser publicada no formato magazine (maior que o dos gibis), as vendas estouraram, pois a revista alcançou um público bem mais adulto, que já tinha desistido de ler super-heróis.
                   O sucesso de Conan também esteve ligado aos ótimos arte-finalistas de origem filipina, como Ernie Chan e Alfredo Alcala, que distanciavam o traço de Buscema daquele que ele usava nos super-heróis.
                   O sucesso absoluto do personagem fez com que surgissem vários outros personagens nos mesmos moldes. No começo, a própria Marvel aproveitou para publicar outros personagens criados por Robert E. Howard, como Kull, o conquistador e Sonja, a guerreira, que fez muito sucesso no traço de Frank Thorne. Tratava-se de uma mulher que só podia entregar sua virgindade ao homem que a vencesse em combate. Como isso nunca acontecia, a história se equilibrava entre a sensualidade e a ação.
                   A DC entrou na onda com O Guerreiro, criação de Mike Grell, sobre um piloto da força aérea norte-americana que vai parar no centro da terra, onde existe um mundo dominado pela espada e pela magia.
                   Na década de 1980 Conan ganhou uma versão cinematográfica, estrelada por Arnold Schwazenegger, o primeiro sucesso cinematográfico do ator.
                   Conan fez um sucesso extremo no Brasil, onde continuou popular mesmo quando a Marvel não estava mais produzindo novas histórias. Por causa disso, as editoras (inicialmente a Abril e depois a Mythos) continuaram a revista apenas com republicações. Depois o personagem foi adquirido, nos EUA, pela editora Dark Horse. Só recentemente o personagem voltou para a Marvel. 

Sem comentários: