sexta-feira, dezembro 09, 2022

Fundo do baú - The Archies

 


The Archies, desenho animado produzido pela Filmation de 1968 a 1971 se destaca entre os muitos desenhos animados da época por ter sido a primeira banda fictícia da telinha.

Criado por Bob Montana a partir dos quadrinhos Archie, a atração contava o cotidiano de uma banda fictícia formada por Archie Andrews nos vocais e na guitarra rítmica, Reggie Mantle no baixo e nos vocais, Jughead Jones – bateria, Betty Cooper nos vocais, guitarra e percussão e Veronica Lodge nos vocais e teclados.

Os episódios, formados por pequenos esquetes que formavam uma história maior, giravam sobre temas juvenis, como aquele em que Jughead Jones tem uma paixão platônica por uma menina nova no bairro ou um concurso de talentos (a confusão é causada por uma tinta invisível que é aplicada por Reggie somente em partes dos integrantes da banca, o que leva a tentativas de esconder a invisibilidade do diretor da escola).

Nitidamente influenciada pelos Beatles na fase iê iê iê, a abertura do desenho já mostrava o grupo cantando e dirigindo um calhambeque em um cenário psicodélico.

A banda fictícia lançou singles no gênero Bubblegum pop, que reunia músicas rock animadas e altamente comerciais. Aliás, o maior sucesso do gênero foi justamente uma música dos The Archies: Sugar Sugar. A música chegou ao número um da parada da revista Billboard em 1969 e vendeu 6 milhões de cópias.

O sucesso da banda fictícia fez surgirem outros desenhos animados com grupos de rock, como Josie e as Gatinhas e Tutubarão.

Sem comentários: