domingo, maio 21, 2023

Demolidor: Terra de perversos

 



No número 87 da revista Almanaque do Capitão América os leitores brasileiros se depararam com uma história estranha para uma revista de super-heróis. Intitulada Terra de perversos, nela não aparecia nenhum herói uniformizado. Era apenas uma história policial muito bem contada. Os editores brasleiros abusaram do suspense e esconderam até o último quadro a verdade: tratava-se de uma história do Demolidor com uma parceria igualmente surpreendente: o roteiro era de Frank Miller e os desenhos eram de ninguém menos que John Buscema.

A história inicia com um forasteiro mistério chegando numa lanchonete de uma pequena cidade: “Cruz quebrada é uma pequena e poluída cidade de Nova Jérsei, situada à sombra de uma refinaria de óleo que, dia e noite, vomita fumaça maculando a região”, diz o texto.

O protagonista da história é um pesonagem misterioso, que não fala uma única palavra durante toda  a trama. 


Lá dentro a lanchonete está sendo assaltada e o assaltante, chamado Castor, resolve dar uma lição no forasteiro, mas este, sem esforço algum, o joga para fora do local. A polícia está do lado de fora, mas, ao invés de prender o ladrão, prefere revistar o forasteiro. O policial dá um ultimato: “Quero ver você longe daqui pela manhã! Pela manhã, está entendendo?”.

O acontecimento revela toda uma rede de corrupção que envolve até mesmo assassinato do antigo xerife, mas tudo isso é revelado aos poucos, em meio a sequências e ação brilhantemente desenhadas por Buscema com texto impactante de Miller, que lembra muito as narrativas noir.

O final antológico. 


Aliás, nada mais noir que o texto final: “Se em algum inverno você se perder nas terras áridas de Nova Jérsei, quando a neve está espessa e suja... e de repente avistar o letreiro do Palácio Olímpico do Poppa, piscando como uma dama da noite, idosa demais para flertar... dê meia volta e siga rumo a outra cidade. Porém, se estiver cansado demais, entre e peça um café. É Katy quem irá servi-lo. Tendo tempo, pergunte a ela sobre Cruz Quebrada. Katy irá lhe falar de antigos ódios e crimes... sobre homens imponentes e de sorriso acolhedor, que trouxeram uma sombra de justiça a este confim de Nova Jérsei. Se você ficar mais, talvez ela comece a falar de fantasmas. Por isso não fique”.

Uma curiosidade a mais sobre essa história tão curiosa é que durante toda a HQ o Demolidor não diz uma única palavra.

Sem comentários: