segunda-feira, julho 31, 2023

Conan – O povo da escuridão

 

Atualmente é impossível dissaçociar o sucesso de Conan aos artistas filipinos que atuaram principalmente na arte final do traço de John Buscema. Um filipino que raramente é associdado ao personagem é Alex Niño. Entretanto, ele emprestou seu traço único ao personagem em uma história publicada em Savage Sword of Conan 6.

A história, intiluada O povo da escuridão, é uma adaptação de Roy Thomas em cima de uma história de Robert. E. Howard que nada tinha a ver com Conan (Thomas era um especialista nisso) e fala de um homem moderno que, ao penetrar numa caverna, cai de uma escada, bate a cabeça e acorda como um bárbaro de tempos imemoriais.

Os quadros se fundem, fazendo com que a página forme um todo. 


A página de abertura é um exemplo perfeito da maestria de Niño: quadros que vão se ampliando vão mostrando aos poucos um homem que se aproxima enquanto ao fundo vemos uma árvore sombria e o rosto de um homem. Figura e fundos e unem, formando um todo numa técnica que só alex niño parecia dominar.

Na terceira página, o desenhista abstrai até mesmo os quadros, as imagens vão se sobrepondo, mas ainda assim conseguimos entender a ações.

Página mostra o personagem caindo da escada e voltando no tempo: genialidade narrativa. 


O protagonista é Jim O´Brien, um homem apaixonado por uma garota que não consegue se decidir entre ele e outro homem, formando um triângulo amoroso. Ao descobrir que seu rival pretende visitar a caverna de Dagon (uma referência a Lovecraft, do qual Howard era amigo), este desce a caverna para matá-lo.

Mas quando cai, se vê como conan. E aqui, essa história, revolucionária em muitos aspectos, ganha mais um aspecto inovador. Conan está caído no chão da caverna e um flash back mostra como ele chegou até ali: ele participaram da invasão de da cidade de Venarium. Quando andava pelas ruas da cidade, Conan deparara-se com uma garota e se apaixonara pelos cabelos dourados e os olhos acizentados (há aqui uma insinuação de tentativa de estupro).

Conan tenta violentar uma garota, que conta com um protetor. 


Mas a moça tem um protetor, que foge com ela para a floresta e, finalmente, para uma caverna, justamente o local onde vive o povo da escuridão. Ao perseguir o casal, Conan acaba, à certa altura, protegendo a moça dos ataques dessa raça reptiliana.

Estabelece-se um triângulo amoroso que, depois, ao final, irá se refletir nos dias atuais, numa trama muito bem costurada.

Eis uma história que surpreende mesmo os leitores costumazes do bárbaro.

Sem comentários: