domingo, outubro 01, 2023

Homem-animal – A natureza da besta-fera



No número dois da revista do Homem-animal sob a batuta de Grant Morrison, o personagem tinha perdido o braço numa briga com um ser híbrido homem e rato, em uma cena chocante. No terceiro número, o personagem está lá, caído, sem um dos braços, tentando de alguma forma usar seu poder para sair dessa situação. E aqui vem uma das muitas sacadas de Morrison no título. Ao rastrear os animais nas redondezas, o herói encontra minhocas. “Claro! Pode tirar um pedaço, pode cortar no meio... que elas se regeneram”. Até então o poder de absorver as qualidades de animais haviam se limitado ao óbvio, como voar, correr mais rápido, ou ter mais força. O roteirista escocês mostrou que qualquer animal poderia ser útil em um momento ou outro.

A trama do homem-animal é entremeada de duas outras.

O herói usa as habilidades de uma minhoca. 


De um  lado, o Fera Bwana, deixando de lado qualquer sutileza e indo ele mesmo resgatar a macaca Djuba. Essa mesma sequência mostra, em flash back, como o Fera perdera seu melhor amigo, executado por um militar em uma guerra civil. Após efetuar sua vingança, ele volta para casa e descobre que a amiga sumiu.

A terceira trama é centrada na esposa de Budy, que vai à floresta resgatar uma gata e seus filhotes. Lá ela encontra com os caçadores das edições anteriores, que jogam a gata para os cachorros e decidem violentar a mulher.

Morrison critica os caçadores. 


Morrison equilibra bem essas tramas de modo a prender a atenção do leitor.

Outro ponto relevante da história é quando o cientista explica ao Homem-animal o que está de fato acontecendo. O laboratório havia recebido a encomenda de uma arma biológica, que devastasse os rebanhos do inimigo, mas fosse inofensiva às tropas de invasão. Para isso eles precisavam de uma cobaia que fosse uma primata evoluída, daí o sequestro de Djuba: “Ela inclusive era tão amigável e inteligente que alguns de nossos cientistas se referiam a ela como elo perdido”, diz o cientista.

A história do Fera Bwana é contada em flash back. 


Nesse número já fica bem claro o principal tema da revista: os direitos animais, as caçadas por diversão, o uso de animais em experiências científicas. Nos números futuros Morrison exploraria com muita propriedade esses assuntos. O tema, aliás, já aparece na impressionante capa de Brian Bolland.

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