quarta-feira, fevereiro 07, 2024

Demolidor – O Rei deve morrer

 
No número 170 da revista Daredevil, Frank Miller trouxe de volta um vilão de terceiro escalão do Homem-aranha que havia, em alguns momentos, enfrentado o Demolidor. Trata-se do Rei.

Na história o antigo vilão está reabilitado graças ao amor por sua esposa, Vanessa. Ele mudou-se para o Japão e pretende entregar para a procuradoria todos os documentos que guardou e que podem incriminar todo o alto escalão do submundo da costa leste. Para negociar o acordo, ele contrata o escritório de advocacia Nelson & Murdock.

Em apenas 3 páginas Miller remodela o personagem totalmente.


O Rei até então era um personagem meio mambebe. Em uma das histórias do Aranha,por exemplo, ele foge quando ouve as sirenes da polícia. Miller muda tudo e mostra o personagem como um estrategista perigoso, um homem cuja ferocidade é contida apenas pelo amor à esposa.

Essa mudança radical já é percebida logo na primeira aparição do personagem.  Vários lutadores estão à sua volta. Eles atacam todos de uma vez, numa sequência de vários quadros impressionante. E são todos derrotados.

“Oito lutadores das melhores escolas de artes marciais do mundo... e a gente não conseguiu acertar ele uma única vez”, diz um dos derrotados. “Ouvi dizer que ele praticou muito... quando era o Rei do Crime!”. Essa última frase desperta o instinto assassino do vilão. “Você violou uma das principais regras dessa casa! Me chamou de Rei do Crime! Não existe Rei do Crime, animal! Não mais. Só há Wilson Fisk, um humilde negociante de especiarias, um homem honest... gentil”... enquanto fala, ele surra o homem e tudo indica que irá matá-lo, se sua esposa não chega no momento exato. “Só estou cuidando de um dos meus homens, querida. Parece que ele deslocou o ombro durante o exercício”.

Sequestrar a esposa do Rei? Péssima ideia. 


Incrível como em apenas três páginas Miller consegue remodelar totalmente o personagem transformando-o num adversário realmente temível.

Na sequência da história, Vanessa vai para Nova York e é sequestrada pelos chefes das quadrilhas, o que faz com que o Rei tenha que ir salvá-la... e aqui temos mais uma demonstração do novo rei: o estrategista. Assassinos o estão esperando no cais do porto, mas ele consegue enganar a todos.

Depois dessa história, o Rei nunca mais seria o mesmo.

Sem comentários: