sexta-feira, fevereiro 16, 2024

Ofizine

 

Quando ainda era estudante de comunicação na UFPA, ministrei uma oficina de fanzines para os calouros. O resultado foi a publicação chamada de ofizine. 

O Zine não tem data, mas pelo meu texto introdutório, eu estava no quarto semestre, ou seja, devia ser o ano de 1991. Segundo esse mesmo texto, a oficina surgiu da ideia de colocar os calouros em contato com a prática já desde o primeiro momento, algo que não havia acontecido com minha turma, que só teve contato com alguma prática no segundo ano. Na época o curso de Comunicação era dividido em básico, com disciplinas comuns, como filosofia e LPC, e profissional, com disciplinas técnicas. 

Aparentemente eu não consegui concorrer com a oficina de rádio e de televisão, de modo que tive poucos alunos, mas muito empolgados. 

Anos depois encontrei, no congresso intercom de comunicação, uma moça que já fizera doutorado e passará no concurso para professora da UFPA. Ela me confidenciou que tinha participado daquela oficina de fanzine, da qual se lembrava com muito carinho. A produção do Zine tinha sido uma das razões pelas quais ela se empolgaram, desde o início, pelo curso de Comunicação.









Sem comentários: