domingo, abril 14, 2024

Os 12 macacos

 



Os 12 macacos é um dos melhores, senão o melhor filme de viagem no tempo da história da história.

Dirigido por Terry Gilliam e lançado em 1996, o filme conta a história de um futuro apocalíptico no qual a humanidade quase foi exterminada por uma pandemia e cientistas mandam um condenado chamado James Cole (Bruce Willis) para o passado a fim de, inicialmente coletar o vírus em estado puro e, depois, quando Cole descobre que a pandemia foi provocada por um grupo de ecoterroristas chamado os 12 macacos, tentar evitar que o vírus seja dispersado.

Na primeira vez em que é enviado ao passado, Colen é confundido com um doente mental e internado num hospício, onde conhece Jeffrey Goines (Brad Pitt), o filho do dono de uma empresa de biotecnologia. Tudo leva a crer que Goines, líder dos 12 macacos, será o responsável por dispersar o vírus, iniciando a pandemia global. Impedi-lo passa a ser o objetivo do protagonista ao mesmo tempo em que se envolve com a psiquiatra Kathryn Railly (interpretada por Madeleine Stowe) numa relação que começa com um sequestro.

Essa trama já seria complexa por si só, mas a imprecisão da máquina do tempo faz com que os “voluntários” sejam enviados para datas aleatórias, como a I Guerra Mundial, antes de irem para o ano em que a pandemia começou. Isso faz com que fatos que ainda não aconteceram tenham consequências anteriores. Por exemplo, quando volta da primeira viagem, os cientistas perguntam a Cole se ele fez determinado telefonema. Ele não reconhece por uma razão simples: a ligação só seria feita na sua terceira viagem.

Para tornar a trama ainda mais complexa e interessante, Cole tem sonhos recorrentes com uma lembrança de infância de quando viu um homem ser morto num aeroporto – só descobrimos quem é o homem morto numa das últimas cenas do filme, e essa descoberta é um dos muitos plot twists dessa trama cheia de reviravoltas.

Não bastasse ser um tremendo filme de ficção científica, Os 12 macacos é também uma reflexão sobre sanidade e loucura e como a ciência pode servir a sistemas autoritários – não por acaso a junta de psiquiatras que examina Cole no hospício é mostrada de maneira muito semelhante à junta de cientistas que envia Cole ao passado.

Sem comentários: