sábado, julho 20, 2024

Hulk contra os Vingadores

 


Um dos grandes momentos da revista O imortal Hulk, com roteiro de Al Ewing, foi o confronto do golias esmeralda com os Vingadores.

Essa mini-saga inicia no número 6 da revista com órgãos do governo tentando descobrir onde o Hulk se encontra. Já aqui percebemos as situações bizarras criadas por Ewing, em um estilo que lembra o cineasta David Cronemberg: as pessoas que monitoram os amigos do Hulk são mantidas de cabeça para baixo, com implantes que enviam imagens diretamente para seus olhos. 

Lee Garbett é competente, mas seu traço nem se compara com o de Joe Bennett. 


Ao final da história, Bruce Banner está pedindo carona na estrada quando se depara com a Capitã Marvel: “O Hulk ajudou a salvar o mundo muitas vezes, Bruce. Você ganhou muitos créditos. Mas... era um conjunto diferente de Vingadores e, pra ser sincera... seus créditos acabaram”... e vemos uma imagem dos Vingadores se aproximando ameaçadoramente. 

Essa primeira HQ é desenhada por Lee Garbett, que nem de longe tem a força e o impacto do traço de Joe Bennett. Só quando este assume o desenho, em The imortal Hulk 7, que a coisa engrena.

Com Joe Bennett a história explode em ação. 


A edição já começa matadora: um menino está brincando com bonecos da Capitã Marvel e do Homem de ferro quando o pai o pega nos braços e sai correndo: “Alerta verde significa deixa tudo para trás e corre, querida. A gente já demorou demais!”, diz ele... e na sequência a casa é destruída por um carro jogado contra o Motoqueiro Fantasma.

O Hulk está mais poderoso e violento que nunca.

O Homem de Ferro é quase morto, Thor tem o crânio partido: “Estou sugerindo, Capitão... que, em sua fúria, em sua dor, à sombra de seu armagedom... seu mundo mortal pode ter parido algo próximo de um deus... ou talvez um demônio!”, murmura ele.

Hulk está mais poderoso do que nunca. 


A luta se estende por páginas, numa sequência impressionante de ação.

Como medida extrema, o grupo usa o laser Helios, um raio de luz solar superconcentrado que destrói tudo ao redor.

A edição termina com uma splash page igualmente impressionante do Hulk dividido em partes guardadas em potes, numa prateleira de algum órgão secreto do governo norte-americano.

Essa imagem é um divisor de águas. Ela deixa claro que a série iria levar o personagem além de qualquer limite.

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