quarta-feira, agosto 14, 2024

Capitão América – A força do Sumô

 


Nas primeiras histórias solo do Capitão América na Era Marvel, era comum que o herói enfrentasse comunistas. Isso não durou muito, provavelmente porque Stan Lee percebeu que ter dois personagens enfrentando comunistas na mesma edição (o Homem de Ferro também era publicado em Tales of Suspense) não era uma boa ideia, e o sentinela da liberdade passou a trocar sopapos novamente com os nazistas.

Um dos comunistas que o personagem enfrentou nessa fase inicial é um general vietnamita chamado Sumô, numa história publicada em Tales of suspense 61.

Não havia muita preocupação em pesquisar o uniforme dos vietcongs. 


No melhor estilo Jack Kirby, a história começa com o herói numa grandiosa splash page desviando as balas com seu escudo enquanto soldados vietnamitas com cara de vilões atiram ou preparam granadas. “Suspendam fogo... não vêem que estou desarmado?”, grita o herói.

Esse começo, além da forma estereotipada com que os vietnamitas são mostrados, também demonstra que não havia muita preocupação com pesquisa. Os uniformes dos soldados parecem uma mistura do uniforme russo com o japonês e estão muito longe das roupas que os vietcongs usavam de fato.

"Tenho o dobro do seu tamanho e o triplo do seu peso!" 


O Capitão foi lá resgatar um piloto cujo irmão o salvou durante a II Guerra.

Depois de enfrentar três soldados fortudos como “teste” (incrível como todo mundo resolvia testar o Capitão só para levar uma surra), ele finalmente é recebido pelo general e o homem é um monstro enorme (“Tenho o dobro do seu tamanho e o triplo do seu peso! Para mim, você nada mais é que uma pulga”, afirma o general).

Com menos de meia página para terminar a história, Stan Lee resolveu fazer piada. 


Como Kirby exagerou nas cenas de ação, sobrou apenas meia página para mostrar a resolução da história e Lee resolveu aproveitar esse problema para fazer uma piada usando a elipse. “Capitão, o jato particular do general está logo à frente, vigiado por outro lutador de sumô bem treinado. Acha que passamos por ele?”. “Acho que sim”, responde o herói, num quadro que mostra o soldado caído e o jato indo embora.

Apesar dessas boas sacadas, a história vale mesmo pela ação desenfreada de Kirby.

Sem comentários: