quinta-feira, setembro 12, 2024

O orientador leão

 


Um lobo estava andando pela floresta quando deu de cara com um coelho. Já ia comer o bichinho quando percebeu que ele estava em frente a um notebook, digitando frenéticamente.

Curioso, resolveu perguntar o que estava acontecendo.

- Estou escrevendo minha dissertação de mestrado. - informou o coelho. Minha tese é que os coelhos são os predadores naturais.

- Isso é um absurdo. - respondeu o lobo. Os predadores naturais são os lobos. São eles que comem os coelhos.

- Você duvida? Vamos ali até aquela caverna e eu te mostro a minha prova empírica.

Os dois entraram, começou uma barulheira tremenda, gritos, uivos. Pouco tempo depois o coelho saiu e voltou a digitar no notebook.

Algum tempo depois passou por ali uma raposa. Da mesma forma que o lobo resolveu comer o coelho, mas antes disso perguntou o que estava acontecendo.

- Estou escrevendo minha dissertação de mestrado. - respondeu o coelho. Minha tese é que os coelhos são os predadores naturais.

- Isso é absurdo. - gritou a raposa. Os predadores naturais são as raposas. Elas que comem os coelhos.

- Vamos ali na caverna e vou lhe mostrar a minha prova empírica.

De novo, gritos e uivos. E de novo quem saiu de lá foi o coelho.

Então entramos na caverna. De um lado encontramos um amontoado de ossos de raposas. Do outro um lado, um monte de ossos de lobos. E no meio um leão imenso de gordo.

Moral da história: numa pesquisa o que realmente importa é o orientador.

Sem comentários: