quinta-feira, dezembro 22, 2005

Lições da antiguidade


O imperador Augusto tinha um hábito interessante: uma vez ao ano ele se difarçava de mendigo e ia para o mercado de Roma, para saber como era a vida de um romano normal e ouvir suas críticas. Se todos os governantes fizessem isso, o mundo seria bem melhor.
Se o governandor do Estado resolvesse andar a pé pela cidade, como um cidadão comum, ia ver coisas que o deixariam de cabelo em pé. Ia descobrir, por exemplo, que o prometido asfaltamento do Congós só trouxe aborrecimentos para os moradores do bairro. O barro que foi colocado para aplainar as ruas virou lama com a chuva, o asfalto não veio e as ruas estão tão repletas de lama que é impossível caminhar ou andar de bicicleta sem ficar totalmente sujo.
Se o prefeito pegasse uma bicicleta e resolvesse pedalar pela cidade, ia descobrir que a cidade não tem ciclovias, que os ciclistas disputam espaço com os carros, que constantemente precisam desviar de imensos buracos, colocando suas vidas em risco.
Se não têm tempo para caminhar os pedalar, os governantes poderiam pelo menos ler o que as pessoas escrevem sobre a cidade. E aí vai uma sugestão: Márcia Correa escreve um artigo sobre ciclovias no site Corre Neto. Confira.

Sem comentários: