segunda-feira, setembro 24, 2007

Os 45 anos do elefante Jotalhão


Por Marcus Ramone (21/09/07)Em 1962, quando o jornalista Alberto Dines, do Jornal do Brasil, encomendou a Mauricio de Sousa uma nova série de tiras, nasceu o elefante Jotalhão, cujo nome faz referência ao "J" daquele periódico. "Era para sair no Jornal do Brasil, mas, nesse ínterim, a Folha de S.Paulo me convidou para lançar a Folhinha de S.Paulo e eu precisava de novas criações. Então, o Jotalhão entrou no suplemento, no miolo das histórias do Raposão, em páginas do tipo tablóide. As tiras diárias saíam nas páginas da Folha Ilustrada", disse Mauricio de Sousa ao Universo HQ.Mas, no final da década de 1960, o personagem alçou um vôo mais alto do que seus quilos a mais permitiriam alcançar em condições normais. Graças a uma tira da Mônica que mostrou a já clássica piada em que a menina dentuça puxa um elefante pela tromba e ouve o Cebolinha dizer "Não sei, não... mas acho que sua mãe pediu foi massa de tomate!".

A brincadeira aludia ao nome do extrato de tomate Elefante, produzido até hoje pela Cica."O Enio Mainardi, da agência Proeme, viu a tira e me telefonou perguntando se poderia programar uma nova campanha usando os personagens e o tema. Consenti, e assim nasceu a campanha que me levou para a televisão, via comerciais, e resultou em cerca de 90 filmes nos primeiros anos de contrato com a Cica", disse o criador do Jotalhão. Leia mais

Dia desses eu estava trabalhando, com meus alunos de Marketing, um texto sobre a importância dos personagens para produtos, especialmente aqueles voltados para o público infantil. O molho de tomate da Cica não é para o público infantil, mas devemos lembrar que cosntantemente são as crianças que vão comprar o produto na mercearia. Aí era só a criança chegar e pedir um elefante...

Sem comentários: